Seu lugar: Você tem o espaço que merece?
Já aconteceu com você, assistir várias vezes a mesma peça de teatro? Comigo aconteceu com A ALMA IMORAL e confesso que a cada vez que assisto, a percepção é sempre diferente. O texto da peça é uma adaptação de Clarice Niskier para o teatro, do livro homônimo do rabino Nilton Bonder. A atriz adaptou o texto com “o objetivo de mobilizar o pensamento e a emoção do espectador contemporâneo”.
A peça desconstrói e reconstrói conceitos milenares da história da civilização, por exemplo, corpo e alma, certo e errado, traidor e traído, obediência e desobediência.
Clarice Niskier revela em cena o conceito de alma imoral que, de acordo com o rabino Nilton Bonder, está ligado ao potencial transgressor do ser humano que, por sua vez, se alia à ideia de evolução. Já o corpo moral está ligado ao potencial conservador do ser humano que se alia à ideia de reprodução.
Os dois potenciais estão ligados à preservação da vida. E a preservação da vida se dá tanto pela obediência quanto pela desobediência. Ambas, dimensões sagradas da consciência.
A peça traduz a sabedoria e vai aprofundando o tema da transgressão de tal forma que revela suas várias faces no mundo coletivo e individual. Vai revelando a maneira como o homem, em sua jornada, vai deixando os lugares estreitos rumo aos lugares amplos, para evoluir e se preservar.
Após cinco idas ao teatro para absorver tantas informações, conhecer pessoas que já foram muitas vezes mais e ler o livro homônimo, eu tive vários insights, principalmente com o que tange a autenticidade feminina.
Convivendo com centenas de executivas c-levels que já passaram pelo ALMA – Aceleradora de Liderança para Mulheres Autênticas e tantas outras milhares que passaram pelo IVG – Programa Nós Por Elas, uma das questões mais difíceis enfrentadas por nós mulheres, é perceber quando determinado lugar se torna estreito diante do nosso posicionamento.
Existe uma parte no livro e da peça que diz: “Nenhum lugar pode ser amplo pra sempre”, como o ventre materno, “Saber entregar-se às contrações de um lugar estreito para um lugar amplo é um processo assustador e avassalador”.
Ou seja, o processo de percepção que o lugar, situação ou mesmo sua vida, se tornou estreito e está exigindo uma mudança, pode ser avassalador, mas extremamente necessário. O problema é que muitas mulheres ao invés de aceitarem o desafio e mudar, preferem se diminuir e ficar na zona de conforto. E é aí, que encontramos muitas mulheres com carreiras estagnadas e desacreditando do seu potencial para chegar na liderança.
O medo de olhar para dentro de si é tão assustador que preferem se esconder por trás de máscaras, do que assumir a própria autenticidade.
“Aquele que não faz uso de todo seu potencial na vida, de alguma maneira diminui o potencial de todos os humanos”. Este é o caminho para o crescimento! Outra frase do livro que cabe citar, tendo em vista que muitas mulheres deixam de explorar o seu potencial com medo do desconhecido, medo do julgamento e medo de não serem aceitas no contexto em que vivem. Sofrem com problemas ligados à saúde mental, sofrem com violência psicológica até o momento em que chega no limite emocional.
A grande virada está na tomada de consciência desse sofrimento.
Quando se toma consciência, passa a libertar-se das amarras e permitir o crescimento, ou seja, entregar-se às contrações do lugar estreito para um lugar amplo. Esse processo de descoberta por mais doloroso que seja, é maravilhoso. O despertar de cada mulher passa a ser uma libertação. Poder se expressar, se posicionar, intelectualizar-se, crescer, cuidar de si, viver plenamente de acordo com suas escolhas é um processo amplo e virtuoso.
Para acessar esse processo, é de fundamental importância, o autoconhecimento. Entender sua história e o que te trouxe até esse momento. Quais são os sonhos que te impulsionam e te fazem levantar todos os dias.
Por isso, considero fundamental se perguntar: você se acha merecedora de expansão?
Caso a resposta seja positiva, então que tal começar a se olhar de uma forma acolhedora e merecedora de espaços significativos? Entre em contato comigo. Terei o maior prazer em falar a respeito.
Gostou do artigo?
Quer saber mais sobre o sentimento de merecimento e como fazer sua expansão pessoal e profissional para alcançar o espaço que você merece? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Até a próxima!
Luciana Soares Passadori
https://www.passadori.com.br
Confira também: Saindo da Zona de Conforto: O Papel Transformador do RH na Jornada dos Colaboradores
Participe da Conversa