O líder que aplica o estoicismo em sua vida tem melhor desempenho
O mundo corporativo está cada vez mais dinâmico e os grandes desafios estão presentes na vida do líder com maior intensidade, o que muitas vezes afeta a eficiência de suas decisões por influência do estresse e cansaço mental.
Venho observando que o uso da Filosofia em sua forma prática é de grande valia nessas situações e a Filosofia com ênfase na Escola Estoica tem, de fato, se mostrado útil, eficiente e fácil de aplicar, não só na vida pessoal quanto profissional.
A sugestão para você líder é comportar-se como um líder estoico.
O líder estoico é aquele que, acima de tudo, mantém a calma e a compostura em todas as circunstâncias, não permitindo que as emoções negativas influenciem suas decisões ou ações.
Por várias razões o líder aprendeu a controlar tudo, trazer tudo para si, ser senhor de todas as ações, mas na realidade, o que aprendemos com o estoicismo é que só podemos controlar as nossas próprias atitudes e nossas escolhas, não mais que isso, porém o líder estoico sabe atribuir responsabilidades para que os membros de sua equipe também possam controlar as suas próprias atitudes e escolhas.
O Líder Estoico se esforça para manter uma mentalidade positiva e resiliente, independentemente dos desafios que enfrenta.
O líder estoico também é conhecido por sua sabedoria e discernimento. Ele não se apressa em julgar ou tomar decisões precipitadas, mas, em vez disso, leva o tempo necessário para considerar todas as opções e consequências possíveis.
O líder estoico tem uma atitude servidora, colocando as necessidades da equipe antes das suas próprias, e está sempre disposto a ajudar e apoiar aqueles que precisam.
Algumas dicas para o Líder estoico, a saber:
1. Mantenha a calma e a compostura
Em todas as situações, tente manter a calma. Não permita que as emoções negativas influenciem suas decisões ou ações. Isso pode envolver práticas de mindfulness ou meditação para ajudar a gerenciar suas reações emocionais.
2. Controle o que você pode
Concentre-se no que você pode controlar – sua atitude e reações. Quando enfrentar desafios, tente manter uma mentalidade positiva e resiliente.
3. Pratique a sabedoria
Antes de tomar qualquer decisão, reserve um tempo para considerar todas as opções e possíveis consequências. Isso pode envolver buscar conselhos de outros ou fazer uma reflexão profunda.
4. Seja um modelo de virtude
Esforce-se para viver de acordo com altos padrões éticos e morais. Isso pode significar agir com integridade, mesmo quando ninguém está olhando, e ser honesto e transparente em suas comunicações.
5. Sirva aos outros
Coloque as necessidades dos outros antes das suas. Isso pode envolver ouvir ativamente as preocupações de sua equipe, fornecer apoio e orientação quando necessário, bem como reconhecer e valorizar suas contribuições.
Este conjunto de ações promove a calma e o bom discernimento das situações frente às adversidades que hoje são cada vez mais comuns em nosso dia a dia, o que pode ajudar os líderes a manterem a clareza e a tomarem, de fato, decisões racionais durante crises ou períodos de alta pressão.
Gostou do artigo?
Quer saber mais sobre como aplicar o estoicismo em sua vida e ter melhor desempenho como líder? Então, entre em contato comigo. Com certeza será um prazer te ajudar.
Cleyson Dellcorso
https://www.dellcorso.com.br/
Confira também: Estoicismo e Empresa: Uma combinação perfeita!
Participe da Conversa