Como Desenvolver Capacidades Essenciais para Toda a Vida
Todos os dias realizamos tarefas comuns, às vezes desafiadoras, de trabalho, estudos, criação de filhos, relacionamentos ou apenas o gerenciamento de nossas vidas ocupadas. Você sabia que quando realizamos tarefas cotidianas como preparar o jantar, ao mesmo tempo em que fazemos a lista de compras e revisamos os compromissos da semana estamos utilizando nossas habilidades de funções executivas?
As funções executivas e as competências de autorregulação são os processos mentais que nos permitem planejar, gerir as informações, tomar decisões, manter o foco, lembrar instruções e realizar múltiplas tarefas. Como navegamos nessas tarefas com sucesso?
O nosso cérebro funciona como um sistema de controle de tráfego aéreo em um aeroporto movimentado que gerencia com segurança as chegadas e partidas de muitas aeronaves em diversas pistas.
Portanto, nos momentos que nos concentramos em ajudar os filhos com a lição de casa quando eles precisam, enquanto estamos trabalhando perto deles ou quando conseguimos respirar fundo e pensar melhor antes de responder um e-mail por impulso, estamos utilizando um conjunto de competências essenciais para a vida.
Precisamos dessas habilidades em todas as fases da vida. São elas que irão nos ajudar a gerir com êxito a escola, o trabalho, nossos interesses externos e as relações sociais.
Embora ninguém nasça com elas, todos nascemos com potencial para desenvolvê-las. Mas como nós fazemos isso?
Segundo o Centro sobre o Desenvolvimento da Criança da Universidade de Harvard, a função executiva e as habilidades de autorregulação dependem de três tipos de função cerebral:
- Memória de trabalho – rege nossa capacidade de reter e manipular informações distintas em curtos períodos de tempo;
- Flexibilidade mental – ajuda-nos a manter ou desviar a atenção em resposta a diferentes necessidades ou a aplicar regras diferentes em ambientes diferentes;
- Autocontrole – nos permite definir prioridades e resistir a ações ou respostas impulsivas.
Essas habilidades são fundamentais para o aprendizado e o desenvolvimento saudável. No entanto, as crianças não nascem com essas habilidades – elas nascem com o potencial para desenvolvê-las. A aquisição dos primeiros elementos dessas habilidades é uma das tarefas mais importantes e desafiadoras da primeira infância. Fornecer o apoio necessário para que as crianças desenvolvam estas competências é uma das responsabilidades mais importantes da sociedade.
Podemos facilitar o desenvolvimento das habilidades de funções executivas de uma criança, estabelecendo rotinas, modelando o comportamento social e criando e mantendo relacionamentos confiáveis e de apoio. Os ambientes que promovem o crescimento proporcionam às crianças “andaimes” que as ajudam a praticar as competências necessárias antes de as executarem sozinhas.
Algumas crianças podem precisar de mais apoio do que outras para desenvolver estas competências.
A falta de rotinas diárias previsíveis e estáveis em casa pode dificultar o desenvolvimento de habilidades de funções executivas nas crianças. Quando as crianças não recebem o que necessitam das suas relações com os adultos e das condições dos seus ambientes o desenvolvimento dessas competências pode ser seriamente atrasado ou prejudicado.
Esse conjunto de habilidades é importante para que a criança desenvolva a capacidade de filtrar distrações, priorizar tarefas, definir e atingir metas e controlar impulsos. Comportamentos estes cruciais para se obter um bom desempenho escolar e favorecer os relacionamentos interpessoais. Na vida adulta, essas mesmas competências são essenciais para o desempenho profissional, para o exercício da parentalidade e da cidadania.
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Quer saber mais sobre como podemos ajudar as crianças a desenvolver capacidades essenciais para toda a vida? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Danielle Vieira Gomes
http://daniellegomescoach.com.br/
Artigo adaptado de: www.developingchild.harvard.edu
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