fbpx

Como Desenvolver Capacidades Essenciais para Toda a Vida

Aprenda como podemos ajudar as crianças a desenvolver capacidades essenciais para toda a vida. Descubra estratégias práticas para melhorar o desempenho e promover o desenvolvimento saudável desde a infância até a vida adulta.

Filhos: Como Desenvolver Capacidades Essenciais para Toda a Vida

Como Desenvolver Capacidades Essenciais para Toda a Vida

Todos os dias realizamos tarefas comuns, às vezes desafiadoras, de trabalho, estudos, criação de filhos, relacionamentos ou apenas o gerenciamento de nossas vidas ocupadas. Você sabia que quando realizamos tarefas cotidianas como preparar o jantar, ao mesmo tempo em que fazemos a lista de compras e revisamos os compromissos da semana estamos utilizando nossas habilidades de funções executivas?

As funções executivas e as competências de autorregulação são os processos mentais que nos permitem planejar, gerir as informações, tomar decisões, manter o foco, lembrar instruções e realizar múltiplas tarefas. Como navegamos nessas tarefas com sucesso?

O nosso cérebro funciona como um sistema de controle de tráfego aéreo em um aeroporto movimentado que gerencia com segurança as chegadas e partidas de muitas aeronaves em diversas pistas.

Portanto, nos momentos que nos concentramos em ajudar os filhos com a lição de casa quando eles precisam, enquanto estamos trabalhando perto deles ou quando conseguimos respirar fundo e pensar melhor antes de responder um e-mail por impulso, estamos utilizando um conjunto de competências essenciais para a vida.

Precisamos dessas habilidades em todas as fases da vida. São elas que irão nos ajudar a gerir com êxito a escola, o trabalho, nossos interesses externos e as relações sociais.

Embora ninguém nasça com elas, todos nascemos com potencial para desenvolvê-las. Mas como nós fazemos isso?

Segundo o Centro sobre o Desenvolvimento da Criança da Universidade de Harvard, a função executiva e as habilidades de autorregulação dependem de três tipos de função cerebral:

  • Memória de trabalho – rege nossa capacidade de reter e manipular informações distintas em curtos períodos de tempo;
  • Flexibilidade mental – ajuda-nos a manter ou desviar a atenção em resposta a diferentes necessidades ou a aplicar regras diferentes em ambientes diferentes;
  • Autocontrole – nos permite definir prioridades e resistir a ações ou respostas impulsivas.

Essas habilidades são fundamentais para o aprendizado e o desenvolvimento saudável. No entanto, as crianças não nascem com essas habilidades – elas nascem com o potencial para desenvolvê-las. A aquisição dos primeiros elementos dessas habilidades é uma das tarefas mais importantes e desafiadoras da primeira infância. Fornecer o apoio necessário para que as crianças desenvolvam estas competências é uma das responsabilidades mais importantes da sociedade.

Podemos facilitar o desenvolvimento das habilidades de funções executivas de uma criança, estabelecendo rotinas, modelando o comportamento social e criando e mantendo relacionamentos confiáveis ​​e de apoio. Os ambientes que promovem o crescimento proporcionam às crianças “andaimes” que as ajudam a praticar as competências necessárias antes de as executarem sozinhas.

Algumas crianças podem precisar de mais apoio do que outras para desenvolver estas competências.

A falta de rotinas diárias previsíveis e estáveis ​​em casa pode dificultar o desenvolvimento de habilidades de funções executivas nas crianças. Quando as crianças não recebem o que necessitam das suas relações com os adultos e das condições dos seus ambientes o desenvolvimento dessas competências pode ser seriamente atrasado ou prejudicado.

Esse conjunto de habilidades é importante para que a criança desenvolva a capacidade de filtrar distrações, priorizar tarefas, definir e atingir metas e controlar impulsos. Comportamentos estes cruciais para se obter um bom desempenho escolar e favorecer os relacionamentos interpessoais. Na vida adulta, essas mesmas competências são essenciais para o desempenho profissional, para o exercício da parentalidade e da cidadania.

Gostou do artigo? 

Quer saber mais sobre como podemos ajudar as crianças a desenvolver capacidades essenciais para toda a vida? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.

Danielle Vieira Gomes
http://daniellegomescoach.com.br/

Artigo adaptado de: www.developingchild.harvard.edu 

Confira também: Como ajudar as crianças a enfrentar perdas significativas

Palavras-chave: desenvolver capacidades essenciais para a vida, funções executivas, habilidades de autorregulação, desenvolvimento infantil, competências essenciais, habilidades essenciais, estratégias para desenvolver capacidades essenciais, importância das funções executivas na vida diária, como melhorar habilidades de autorregulação, desenvolvimento de competências essenciais na infância, técnicas para aprimorar funções executivas
Formação em Psicologia, MBA em Gestão em Pessoas e Especialização em Docência;Facilitadora de Relacionamentos Familiares;Educadora Parental de Disciplina Positiva;Coautora do livro Coaching para Pais – Estratégias e Ferramentas para Promover a Harmonia Familiar. Vol 1 e 2.Colunista das revistas Cloud Coaching e Coach Me.Certificações:Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC (SP);Leadership and Coaching pela Ohio University College of Business (USA),Mentoring pelo CAC – Center for Advanced Coaching (USA),Practitioner SOAR – Soar Advanced Certification Program pela Florida Christian University (USA),Coaching para Pais pela Parent Coaching Academy – PCA (UK),Kids Coaching pelo Instituto de Coaching Infanto Juvenil – ICIJ (RJ),Bases do Desenvolvimento Infantil: Apego, Vínculos e Intervenções – USP (SP),Educadora Parental pelo Positive Discipline Association – PDA (USA).Mentoring, Coaching & Advice Humanizado ISOR – Instituto Holos – (SP)Tem como missão, favorecer o desenvolvimento integral do indivíduo e da família, valorizando seu potencial para que conquiste uma vida com plenitude e equilíbrio de forma sustentável.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa