Críticas de Clientes: O Que Aprender com Elas?
Nem só de elogios vivem os vendedores. Muitas vezes, por melhor que seja a sua performance em alguma atividade, pode ser que não agrade a todos que cheguem até você. E está tudo bem!
Mas veja: está tudo bem, mas não significa que nada deve ser feito a respeito. A questão é que não conseguimos agradar a todos em 100% do nosso tempo, não dá! E se der, significa que saímos da nossa zona de desenvolvimento e entramos em uma zona de conforto que pode limitar o nosso crescimento.
Mas então, o que fazemos com as críticas?
Aprendemos com elas! Oras, quando uma crítica acontece, aparece junto com ela uma nova forma de fazer alguma coisa. Afinal, temos duas escolhas:
- Ouvir a crítica, ignorar e continuar fazendo o que sempre fizemos;
- Ouvir a crítica, refletir, elaborar, adaptar e modificar os pontos que considerarmos válidos para nosso crescimento, evolução e qualidade profissional.
Então, ao receber uma crítica, avalie a melhor forma de adaptá-la ao que seu público pede e ao que você considera possível de melhorar. Encontre nas críticas os novos olhares que o trabalho 100% satisfatório não nos estimula a desenvolver.
Reagir às críticas com a mente aberta e entendendo que elas são oportunidades de aprendizado é o segredo para melhorar cada dia mais sua performance profissional.
Sendo assim, ouça a crítica, reflita sobre ela, treine a sua assertividade ao demonstrar sua disponibilidade e abertura à mudança, desenvolva sua inteligência emocional e defina a melhor estratégia de melhoria para os próximos atendimentos.
Críticas nos fazem crescer, aproveite!
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Quer saber mais sobre como lidar com as críticas de seus clientes e aprender com os feedbacks deles? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar você!
Um abraço e até a próxima!
Karine Gomes
http://www.criarecriar.com.br/
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