fbpx

ISO 56001: A Nova Era da Certificação para Gestão da Inovação

A ISO 56001 está prestes a ser aprovada, trazendo a possibilidade de certificação para sistemas de gestão da inovação. Entenda como essa norma pode transformar a criatividade em valor e sustentabilidade para as organizações.

ISO 56001: A Nova Era da Certificação para Gestão da Inovação - Está chegando a ISO 56001- Sistema para Gestão da Inovação e seus Requisitos

ISO 56001: A Nova Era da Certificação para Gestão da Inovação
Está chegando a ISO 56001- Sistema para Gestão da Inovação e seus Requisitos

A ISO 56001 está na fase final de aprovação. Com sua chegada às organizações poderão requerer a certificação de seus sistemas para gestão da inovação, cujas bases já lançadas em 2019 pela norma ISO 56002 com as diretrizes para este sistema.

Para muitos, certificar inovação pode parecer estranho!

Inovação é invenção e criatividade, como certificar a criatividade?

Para inovar, precisamos ser, de fato, criativos, criar algo novo que traga valor para alguém. Caso contrário, será certamente esquecido e não utilizado. Na sua essência a inovação já possui restrições, não simplesmente um processo de criatividade livre, está ligada com a evolução e a sustentabilidade das organizações e, portanto, um sistema para sua gestão é fundamental para a obtenção de resultados consistentes.

Para dissiparmos ainda mais essa estranheza, vamos entender um pouco melhor as diferenças entre alguns conceitos utilizados em pesquisa e desenvolvimento.

O que é invenção? O que é pesquisa? E o que é inovação?

Invenção é o ato de criar algo. Pode ser uma nova máquina, um processo, um dispositivo, ou qualquer outra coisa que não existia anteriormente. Envolve criatividade e imaginação criadora.

Pesquisa é um processo sistemático de investigação científica para obter conhecimento novo ou aprofundar o conhecimento existente em uma área específica. Envolve métodos científicos, coleta e análise de dados, e é fundamental para a invenção, a inovação e o desenvolvimento tecnológico. Na pesquisa você gasta dinheiro para obter conhecimento.

Inovação é a aplicação prática de invenções e ideias novas, geradas pela pesquisa, resultando em produtos, serviços, processos, ou modelos de negócios que agregam valor ao mercado ou à sociedade. Inovação envolve não apenas a criação, mas a implementação e comercialização de novas ideias. Na inovação você usa o conhecimento para ganhar dinheiro.

E o que encontramos na série de normas ISO 56000?

Os requisitos e diretrizes para o Sistema para Gestão da Inovação foram organizados no mesmo padrão dos demais sistemas para gestão já normatizados pela ISO, como o sistema para gestão da qualidade, compliance ou ambiental.

As seções iniciais da norma requerem que o contexto da organização seja, de fato, identificado junto às partes interessadas, consolidando uma política de inovação adequada para orientar suportar a alta direção na liderança, planejamento, análise e melhoria do sistema para gestão da inovação na empresa.

As seções específicas da norma detalham os requisitos e diretrizes para gestão da propriedade intelectual, da identificação de oportunidades de negócios, das iniciativas inovadoras e do processo de inovação utilizado na organização.

O processo de inovação é a máquina que opera o sistema assegurando que as oportunidades de negócio identificadas sejam analisadas e desenvolvidas por meio de criação e validação de conceitos de produtos e do desenvolvimento e validação de soluções que entregam valor aos clientes.

Gostou do artigo? 

Quer saber mais sobre o processo de inovação e as normas ISO 56000? Me chame no WhatsApp (12) 99605-1999. Terei o maior prazer em conversar a respeito.

Até o próximo artigo!

Um abraço.

Marcelo Farhat
https://www.meetnetwork.net
https://www.linkedin.com/in/araujomf/

Referências:
* ISO/FDIS 56001under development – edition1, 2024- Draft https://www.iso.org/standard/79278.html
* Manual de Oslo - http://www.finep.gov.br/artigo/255-biblioteca/biblioteca-da-finep/produtos-e-servicos/repositorio-digital/manual-oslo/5175-manual-oslo
* https://dicionario.priberam.org/inven%C3%A7%C3%A3o#:~:text=1.,Faculdade%20de%20inventar%3B%20invento
https://www.ifsc.edu.br/pesquisa-e-inovacao
* https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/inven%C3%A7%C3%A3o
* https://www.dicio.com.br/invencao/
* https://www.furb.br/web/1004/inovacao-e-pesquisa

Confira também: Como pensar fora da caixa: TRIZ – Solução Inventiva de Problemas

Palavras-chave: iso 56001, certificação de inovação, sistema de gestão da inovação, norma iso 56002, iso 56002, gestão da criatividade, certificação iso 56001 para inovação, implementação da iso 56001 nas organizações, diferenças entre invenção e inovação, sistemas normatizados pela iso, gestão da propriedade intelectual na inovação
Marcelo Farhat é mestre em engenharia da produção e qualidade pelo ITA, MBA em administração de recursos humanos pela FAAP e engenheiro mecânico pelo ITA. Consultor empresarial desde 2007 tendo apoiado a avaliação e estruturação de empresas em diversos ramos de atividade, onde implantou programas de inovação e empreendedorismo, visando a evolução e expansão dos negócios dos clientes. Mentor de diversas startups nos programas de aceleração Inovativa do Governo Federal e HackBrasil do MIT. Professor da disciplina Confiabilidade de Sistemas no Instituto Tecnológico de Aeronáutica e para empresas de diversos segmentos, como mineração, aeronáutica, geração de energia. Diretor de empreendedorismo e inovação na ABCO (Associação Brasileira de Consultores) e sócio da souzAraujo Consultoria Empresarial. Desenvolveu, em parceria com o ITA e apoio do CNPq, o MEET – diagnóstico e benchmarking, ferramenta de diagnóstico dos processos organizacionais de empresas que identifica as forças e fraquezas das organizações avaliadas, além de realizar a comparação com os resultados obtidos pelo conjunto de empresas previamente avaliado, cuja aplicação é efetuada em um software na nuvem de dados por consultores credenciados em suas regiões de atuação.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa