3 Passos para Criar Apresentações que Impactam e Conectam
Uma apresentação é muito mais do que apenas um PPT. É a maneira como nos envolvemos com determinado assunto e a forma que nos conectamos a algum propósito.
Muitas pessoas precisam melhorar sua forma de se comunicar. Além de apresentações, muito conflitos organizacionais são devidos à ausência de bons canais e práticas assertivas de conversas, até mesmo as mais difíceis.
O PRIMEIRO PASSO para uma apresentação que impacta e conecta é você conhecer seu estilo como orador(a).
Conhecer seus pontos fortes, as maneiras que gosta de se conectar e mapear pessoas que te inspiram vai te ajudar a aprofundar seu autoconhecimento. Sua identidade como orador será fortalecida, uma vez que você utiliza de seus talentos para potencializar suas falas.
O SEGUNDO PASSO é a sua preparação corporal.
Afinal, não é apenas a voz que fala, mas todo o corpo. Sua alimentação e ansiedade podem influenciar. Cuidar da sua adrenalina e respiração é essencial antes, durante e depois das apresentações.
Uma sacada bacana é se filmar na apresentação ou fazer ensaios gravando. Muitos insights virão quando você se visualiza. Mas não se sabote. Observe os vídeos como um processo de experimentação e preparo, não para travar seu desenvolvimento.
O TERCEIRO PASSO é você se preparar não apenas no conteúdo, mas também para “quem” será sua apresentação.
Compreenda quem é o seu público, quais os pontos principais da sua fala que vão elevar a energia da plateia. Um recurso muito poderoso nas apresentações são as pausas. Bem utilizadas, trazem uma grande força de conexão. Trabalhe também seu tom de voz.
As pessoas querem apresentações interessantes e não sonolentas. Preste atenção se o volume da sua voz se altera ou se pode até estar jogando contra você durante sua apresentação.
Durante sua fala, para te apoiar, busque aquele rosto amigo. Aquela pessoa conhecida ou que tem uma expressão corporal aberta, sorrindo, interessada. Isso vai te apoiar na ancoragem e segurar suas crenças de que não está caminhando bem.
Mais do que inúmeros hacks para apresentações, as pessoas querem se conectar com pessoas autênticas, verdadeiras, que imprimem seu estilo próprio. Comece com grupos pequenos, mas se arrisque. A cada apresentação, você vai se sentindo mais à vontade e então poderá ajustar à sua maneira. Só não deixe o vilão do crítico te paralisar. As pessoas precisam ouvir o que você tem a dizer, então se joga!
Gostou do artigo?
Quer saber mais sobre como criar apresentações que impactam e conectam? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em te ajudar.
Aline Gomes
https://www.instagram.com/sacadasdecarreira/
liugomes@yahoo.com.br
Confira também: Autoconhecimento: A Base para a Liderança de Alta Performance
Participe da Conversa