As Qualidades e a Importância do Líder no Contexto Organizacional
Todo sistema tem seus mecanismos de sobrevivência, uma inteligência coletiva que busca a melhor condição possível para seguir em frente. A inteligência sistêmica inclui a chamada cultura organizacional, que, como toda cultura, é dinâmica, moldável e adaptável aos desafios de cada tempo, cada ciclo.
Nas estruturas que regem os movimentos do sistema na direção do cumprimento de sua missão, a figura do líder é uma das mais importantes e das mais estudadas.
Muitos materiais de qualidade, elaborados a partir de distintas abordagens, tratam do desenvolvimento de líderes que merecem ser, de fato, assim chamados. Alguns aspectos e características essenciais, porém, são imutáveis e podem ser percebidos nos grandes líderes, assim como sentimos a falta deles nos maus exemplos de liderança, infelizmente muito presentes no ambiente corporativo e social.
Claro que, entre os bons exemplos, diversas qualidades que caracterizam um bom líder não são universais. O contexto forja o líder, enquanto, ao mesmo tempo, o líder altera o contexto. À luz da fenomenologia sistêmica, não se pode oferecer uma receita pronta e acabada de liderança bem-sucedida. O que se pode é destacar algumas virtudes presentes em muitos homens e mulheres notáveis.
Quando temos como foco a empresa e suas metas, as tarefas que preenchem o dia a dia de um negócio, aquilo que vai levar o sistema a manter sua força vital, obter o êxito e cumprir seus objetivos, é importante entender o que caracteriza o líder.
A autopercepção é talvez a competência básica.
Os bons líderes, aqueles que ficam para a história, conhecem razoavelmente a si mesmos, suas virtudes e seus pontos fracos.
Não tentam ser o que não são. Se não possuem essa competência, serão testados e até pressionados, pela necessidade, a buscar desenvolver-se na perigosíssima tarefa de conhecer a si mesmos.
E assim, reconhecendo o que lhes falta, podem cercar-se de outros talentos e competências complementares, dando a seus companheiros o devido reconhecimento. Quem conhece a si mesmo presta mais atenção no outro, demonstra sem esforço a virtude da empatia e uma comunicação clara e eficaz.
Quando a situação exige, o líder memorável, aquele do qual nos lembramos anos depois, dá o melhor de si e ousa ir até além de seus limites, aceitando a responsabilidade de decidir. Sua força moral é forjada no exemplo, que arrasta todo o time, ou pelo menos todos aqueles colaboradores dispostos a comprometer-se genuinamente com os mesmos objetivos. Ele não se preocupa em agradar. Se tem algo a dizer a um liderado, então cria um ambiente que torna fácil e objetiva uma conversa difícil. E sabe ouvir.
Outra competência dos grandes líderes é a humildade.
E com ela, o genuíno interesse em proporcionar aos liderados as melhores condições possíveis para que, sempre priorizando as metas e valores do negócio, sua equipe também possa sentir-se motivada a dar o melhor de si. Com humildade, praticam a meritocracia, não com base em preferências pessoais, mas em favor do resultado.
Os melhores líderes respeitam seus liderados e sabem identificar, de fato, aqueles que vestem a camisa, aderem à causa e que também estão genuinamente dispostos a dar tudo. E sabem propor desafios que colocam seu time na busca de um horizonte que sempre está mais além. Mais esforço, mais conhecimento, mais inteligência, mais alegria, mais vida.
Na nossa história profissional, os líderes mais marcantes, além da competência técnica, do job description, dos soft skills e outras denominações do jargão corporativo brega-chic, são mais lembrados por virtudes humanas expressas no exercício da liderança. Ou encontramos também aqueles líderes que nos ensinaram mais sobre como não devemos ser.
Afinal, olhando em perspectiva, vemos que todos aqueles que passaram por nossa vida nos ensinaram alguma coisa, deixaram lições que nos fazem mais preparados para que, sendo nós mesmos, sejamos sempre melhores. E para você, quais são as qualidades essenciais do verdadeiro líder?
Gostou do artigo?
Quer conversar mais sobre as características, as qualidades e a importância do líder no contexto organizacional? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em falar com você.
Almir J. Nahas
Consultor Sistêmico
https://olharsistemico.com.br/
Confira também: Ganhar a Vida é Ganhar o Dia: A Importância de Viver o Presente
Participe da Conversa