O Coaching acadêmico promove reflexões para que elas sejam elaboradas/publicadas nos projetos: pedagógico e tecnológico; como também, colocadas em prática durante programas de capacitação que visam o desenvolvimento humano.
Trago quatro funções que têm norteado essas reflexões:
√ Função social: necessária ao professor para criar um ambiente de colaboração com pares e alunos. Ela visa o alinhamento entre crenças e valores; esse necessário à criação, manutenção e desenvolvimento de uma comunidade acadêmica.
√ Função organizacional: necessária para que a gestão acadêmica mantenha-se conciliada a todos os seus colaboradores. O exercício dela, por exemplo, possibilita a criação de grupos de estudo sobre práticas de ensino permeadas por tecnologias.
√ Função pedagógica: necessária para o desenvolvimento do pensamento crítico sobre a qualidade do trabalho docente. Ela visa propiciar/mediar atividades junto ao desenvolvimento humano do professor: que o encoraje e estimule a interagir, colaborar e cooperar com pares e alunos.
√ Função técnica: necessária à utilização das tecnologias enquanto suporte ao processo de ensino-aprendizagem. Ela visa propiciar ao docente: alternativas à promoção/ampliação de suas práticas de ensino. Torna-se assim necessário o apoio a ele para resolver problemas técnicos durante o continuum de aprendizagem.
Participe da Conversa