fbpx

5 Dicas Práticas Para Gerenciar Projetos Com Sucesso

A boa gestão de projetos exige muito mais do que processos e técnicas. Descubra 5 dicas cruciais para liderar equipes, desenvolver habilidades essenciais e usar as melhores práticas do PMBOK para alcançar resultados efetivos.

5 Dicas Práticas Para Gerenciar Projetos Com Sucesso, segundo o PMBOK / PMI

5 Dicas Práticas Para Gerenciar Projetos Com Sucesso

O que garante a boa gestão de um projeto?

Durante muitos e muitos anos exerci a minha vida profissional como gestora de projetos e líder de pessoas. Muito cedo percebi que, além das metodologias, o principal pilar de um líder está no desenvolvimento de suas habilidades, ou seja, estar constantemente motivado e performado para atuar junto às equipes, clientes e fornecedores.

Percebi também que a eficácia de um gestor de projetos está, de fato, muito além da relevância do trabalho com processos, metodologias e da competência técnica. É necessário desenvolver habilidades de liderança, envolvendo inteligência social e emocional, que lhe permita extrair o melhor da sua equipe.

Entretanto, um gestor de projetos deve estar capacitado a trabalhar com ferramentas, técnicas e processos que garantam a gestão das atividades do projeto para atender os requisitos específicos e resultados efetivos.

Seguem 5 dicas para gerenciar projetos com sucesso:

  1. Contribuir com a equipe de trabalho, para o seu desenvolvimento (promover um clima positivo; enxergar os talentos de cada membro da equipe; desafiar a equipe a pensar e compartilhar conhecimento; recompensar o bom desempenho; fornecer e receber feedbacks; alinhar expectativas);
  2. Desenvolver habilidades humanas e sociais;
  3. Fazer perguntas poderosas, que ajudem a desenvolver uma equipe de alta performance;
  4. Fazer uma comunicação eficiente;
  5. Exercer funções de controle, mas também ser um facilitador entre as áreas envolvidas e as pessoas da sua equipe.

Mas o que é um projeto?

De acordo com o PMBOK:

“Projeto é um conjunto de atividades temporárias, realizadas em grupo, destinadas a produzir um produto, serviço com resultados únicos. Um projeto é temporário no sentido de que tem um início e fim definidos no tempo, e por isso, um escopo e recursos definidos”.

Qual é a base do gerenciamento de um projeto?

De acordo com o PMBOK:

“Gerenciamento de Projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva e eficaz. Trata-se de uma competência estratégica para organizações, permitindo com que elas unam os resultados dos projetos com os objetivos do negócio – e, assim, melhor competir em seus mercados”.

Gerenciar um projeto é uma atividade complexa, que exige estratégia, foco, líderes capacitados, equipes engajadas e patrocínio forte.

O mercado disponibiliza inúmeras ferramentas e processos para apoiar na gestão de projetos. Neste ensaio, citaremos somente o processo e melhores práticas do PMBOK (Project Management Body of Knowledge).

Dados apontados pelo PMI (Project Management Institute), uma das instituições mais respeitadas na formação de gestores de projetos, demonstram que as organizações investem em projetos e que “cerca de 20% do Produto Interno Bruto (PIB) global é investido na execução de projetos”.

Por exemplo, entender as áreas de conhecimento do PMBOK, elaboradas pelo PMI, facilitam consideravelmente as atividades de gestão. A seguir, demonstramos resumidamente, estas áreas:

5 Dicas Para Gerenciar Projetos Com Sucesso: As áreas de conhecimento do PMBOK, elaboradas pelo PMI, facilitam consideravelmente as atividades de gestão

Dependendo do projeto a ser desenvolvido, essas áreas de conhecimento podem ser customizadas e agregadas a outras metodologias de desenvolvimento.

Está difícil avançar sozinho?

Peça ajuda de um mentor, ele saberá como acompanhar seu processo para assumir a gestão de projetos com sucesso.

O meu desejo é que você seja um gestor que emane as competências necessárias para gerenciar sua equipe de projetos!

Gostou do artigo?

Quer saber mais sobre como gerenciar projetos com sucesso e aplicar as melhores práticas do PMBOK? Entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.

Graça Bogéa
Especialista em Saúde Comportamental de Pessoas e Organizações
Soluções Geradoras de Alta Performance
https://www.linkedin.com/in/coach-graca-bogea
https://www.gracabogea.com.br/
coach@gracabogea.com.br

Confira também: Saiba por que as reuniões devem ser produtivas!

Palavras-chave: gerenciar projetos, gestão de projetos, sucesso em projetos, PMBOK, liderança em projetos, como gerenciar projetos com sucesso, habilidades essenciais de um gestor de projetos, ferramentas de gestão de projetos eficazes, como aplicar PMBOK em projetos, dicas de liderança em gestão de projetos
Graça Bogéa é Pedagoga, Especialista em Saúde Comportamental, Orientadora Vocacional e Profissional, Mentora de Carreira, Master Coach e especialista em Programação Neurolinguística (PNL). Com uma trajetória marcada pelo acompanhamento e apoio a inúmeros clientes na superação de obstáculos, Graça tem sido uma força motriz no auxílio aos seus clientes para alcançarem seus verdadeiros desejos e objetivos, conduzindo-os a uma vida mais significativa e gratificante. Essa dedicação e paixão pelo desenvolvimento humano e profissional continuam sendo o foco central de sua atuação.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa