Transforme Sua Vida: A Coragem de Ressignificar sua História
Eu me deparo em consultório, em palestras e mentorias com pessoas querendo mudar algo nas próprias vidas. Muitas vezes, falta a elas clareza do que precisam fazer para se sentirem, de fato, mais realizadas. Se para uns, a questão está no propósito, para outros, está na coragem para levar adiante o que já sentem no próprio íntimo.
Depois da pandemia, muitas pessoas estão revendo suas histórias e buscando novas formas de viver. Elas perceberam que a vida passa rápido e que as telas estão afastando os sonhos da realidade desejada. Essa parcela de pessoas já entendeu a necessidade de agir e fazer isso com intenção.
De acordo com uma pesquisa divulgada em 2023 pela organização de pesquisa sem fins lucrativos Sapien Labs, os jovens foram a parcela da população mais afetada pela crise de saúde causada pela pandemia de covid-19. No relatório foi constatado que existem 39% mais pessoas de 18 a 24 anos relatando queixas de saúde mental quando comparadas à faixa etária de 55 a 64 anos.
Precisamos urgentemente abrir os olhos para essa nova realidade e entender os caminhos para recuperar a saúde mental de tantos jovens. O caminho sempre passa pelo apoio e pela escuta. Apesar do quadro preocupante, houve uma diminuição do preconceito contra a terapia e outros processos de autoconhecimento.
O diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Jarbas Barbosa, chegou a pedir que líderes garantam que a saúde mental seja colocada no topo das agendas políticas e integrada a todos os setores e políticas, a fim de enfrentar o agravamento das condições de saúde mental nas Américas devido à pandemia da COVID-19.
Apenas quem busca se conhecer mais profundamente e ressignificar o que sente encontra formas de “virar a chave” para a realização. Transformar exige coragem, e essa virtude nata vai sendo esquecida quando deixamos de ser crianças.
A terapia ajuda no encontro de práticas que nos levem pra dentro, ou seja, para longe do julgamento social, dos medos incabíveis e da sensação de impotência diante da realidade externa.
Em 1992, a Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health) criou o DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL (10 de outubro) com a finalidade de chamar a atenção para o tema. Eu costumo alertar que todos deveriam, sem dúvida, buscar a terapia, o autoconhecimento e fazer uso das práticas para melhorar a qualidade dos pensamentos, dos sentimentos e, consequentemente, das ações.
Comece a refletir sobre esse tema, quebre paradigmas e silencie o seu ego, cheio de crenças que limitam a sua realidade. Defina bem o que você precisa fazer para desenhar sua história. Ela depende de ações e da nossa capacidade de acreditar que somos capazes de liderá-la rumo ao tão sonhado sucesso!
Gostou do artigo?
Quer saber mais como transformar sua vida e ressignificar sua história pessoal com coragem? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar você a dar o primeiro passo rumo à mudança que você merece!
Boas escolhas!
Carla Brandão
https://www.acarlabrandao.com.br
Confira também: Qual nota você dá para sua coragem hoje? Saia da estatística!
Participe da Conversa