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Como a Comunicação Impacta o Sucesso nas Eleições de 2024

Descubra como a comunicação eficaz pode ser o diferencial nas Eleições de 2024. Conheça as principais estratégias usadas pelos candidatos para conquistar eleitores, desde debates até a presença digital.

Como a Comunicação Impacta o Sucesso nas Eleições de 2024

Como a Comunicação Impacta o Sucesso nas Eleições de 2024

De dois em dois anos, o país se movimenta para as eleições, quer seja para vereadores e prefeitos, ou para presidente e deputados.

Cada campanha envolve toda a estrutura dos partidos políticos, incluindo seus programas e candidatos. Há a escolha dos que irão concorrer para serem eleitos e, agora, em 2024, não é diferente.

Estamos próximos das eleições para prefeitos e vereadores. Em todas as cidades do país, há movimentações intensas: pessoas, dinheiro proveniente de fundos eleitorais, investimentos de empresários e recursos próprios dos candidatos. Empresas de comunicação, emissoras de TV e rádio também participam ativamente. E, mais do que nunca, o uso da mídia digital se destaca como peça central nesse processo.

O sucesso de uma campanha não depende apenas de propostas robustas e planos de ação. A habilidade de comunicação de todos os envolvidos, especialmente dos candidatos, é fundamental. 

Os candidatos participarão de debates e estarão sujeitos à pressão de sabatinas, entrevistas e discursos em palanques. Além disso, farão apresentações em diversas entidades, como associações comerciais, Rotary, Maçonaria, igrejas, conselhos regionais, clubes, entre outras. Nesses locais, um grupo de pessoas pode ser impactado pelo discurso do candidato, que foi convidado ou está patrocinando eventos, festas e shows.

Nos debates, para aqueles que participam (e que não ocorrem em todos os casos), trata-se de uma plataforma poderosa para avaliar habilidades de comunicação e liderança. Isso oferece aos eleitores uma oportunidade de avaliar a performance, estilo, fraquezas e fortalezas dos candidatos. Muitas vezes, os candidatos tentam disfarçar suas fraquezas e mostrar apenas o que interessa ao público-alvo.

Além disso, os debates frequentemente se transformam em verdadeiras batalhas de ataques e defesas. Esses confrontos podem envolver as características pessoais do candidato, seu partido ou feitos passados, incluindo eventuais processos e uma vida pregressa que nem sempre é ilibada.

Candidatos que conseguem apresentar suas propostas de governo com ideias inovadoras, viáveis, e com argumentos sólidos e claros, são mais propensos a conquistar a confiança dos eleitores. Essa abordagem gera credibilidade e cria condições favoráveis para que sejam escolhidos.

Uma característica fundamental é entender e estudar o propósito de vida do candidato, que se divide em alguns tópicos, a saber:

  • O que toca o coração do candidato? O que mais o angustia? Qual é o seu senso de urgência?
  • O que a comunidade, sociedade, ou equipe precisam agora?
  • O que ele faria se tivesse todo o dinheiro, recursos, apoio e inspiração que precisasse?
  • Quais as competências que possui, adquiridas por meio de estudo, experiência e educação?

O estilo de comunicação também é um ponto importante e pode variar de emocional a técnico.

Alguns candidatos utilizam recursos comunicacionais variados. Contar histórias é um exemplo, assim como emocionar, cativar e encantar o público. Eles envolvem as pessoas nos problemas apresentados, despertando nelas a satisfação de imaginar esses problemas resolvidos por meio de seu trabalho, após eleito. Não há certo ou errado, mas sim uma captação de pessoas que tendem a fluir na mesma frequência e aceitar candidatos que pensam de forma similar.

Por exemplo, pessoas mais sensíveis tendem a ser mais impactadas por histórias emocionantes, exemplos de catástrofes, problemas ambientais, violência, desemprego e dificuldades financeiras. Por outro lado, pessoas práticas e objetivas preferem propostas diretas, baseadas em estatísticas, prazos e resultados rápidos.

Pessoas extrovertidas e alegres tendem a prestar atenção em candidatos que apresentam propostas de maneira divertida, com jingles bem-humorados e músicas animadas. Já pessoas mais sérias e rígidas preferem candidatos agressivos, que prometem atacar os problemas com rapidez e firmeza. Além disso, há aqueles que se alinham com candidatos espiritualistas e religiosos, preferindo votar em pastores ou líderes religiosos.

Além dessas considerações, destaca-se a habilidade de oratória.

Ela inclui a capacidade de comunicação intrapessoal e de perceber o perfil do público. Saber utilizar a voz de maneira adequada também é crucial, seja com firmeza em discursos grandiloquentes ou com suavidade e amorosidade em momentos de emoção. O candidato pode ainda usar ironia para desmoralizar propostas que julgue ridículas ou inadequadas, ou expressar emoção para encantar as pessoas.

A aparência do candidato também desempenha um papel importante: ele deve demonstrar elegância nos gestos, na expressão facial, na maneira de caminhar, de se portar e de cumprimentar as pessoas. Além disso, é essencial que escolha vestuário adequado ao ambiente e ao contexto.

A estruturação do pensamento, a fluência verbal, a coerência das ideias e a condução clara para atingir o objetivo da fala são fatores cruciais na comunicação. Tudo isso sem desconsiderar os valores, o caráter, a noção de responsabilidade social, cidadania, patriotismo e defesa do bem comum. O candidato deve enaltecer valores fundamentais e combater vícios e a corrupção, defendendo o estado de direito e promovendo a justiça.

Também é essencial o controle emocional. Saber lidar com críticas e perguntas difíceis, mantendo a compostura e gerenciando crises, é fundamental para um político que se propõe a representar dignamente uma cidade, um estado ou o país.

Conhecer o público com quem falar é fundamental, pois envolve ter uma clara noção sobre a quantidade de pessoas, suas crenças, valores, faixa etária, nível cultural e perfil econômico, oferecendo ao candidato e sua equipe informações valiosas para conduzir o discurso de maneira adequada.

Como exemplo, certa vez, estive em um lançamento de um político que falava para um grupo de famílias com filhos. Um assessor, ao usar palavrões e expressões de baixo calão, praticamente destruiu toda a imagem positiva e amorosa que o candidato havia construído. Muitos votos foram perdidos por causa desse discurso inoportuno.

Contar histórias é uma habilidade fundamental, pois ajuda a introduzir ideias complexas de maneira compreensível e memorável, funcionando como analogias e metáforas sobre o que o candidato pretende realizar ou combater.

Por fim, destaco a necessidade de respeito e empatia, além de atenção e foco. Já vimos candidatos errando o nome de cidades, autoridades ou padroeiros. Esses erros, além de virarem motivo de chacota, dificilmente permitem a recuperação da credibilidade perdida.

Para nós, eleitores, é essencial analisar com cuidado as melhores alternativas para nos representar, seja na câmara de vereadores, nas prefeituras, câmaras de deputados ou na presidência. Quanto mais conscientes e politicamente engajados formos, melhores tendem a ser os eleitos, que têm a responsabilidade de nos servir com seus serviços.

Gostou do artigo? 

Quer saber mais sobre a importância da comunicação para uma campanha eleitoral bem-sucedida e como ela impacta o sucesso nas eleições? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Reinaldo Passadori
https://www.passadori.com.br/

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Reinaldo Passadori é fundador, palestrante e CEO da Passadori – Comunicação, Liderança e Negociação, especialista em comunicação e mestre em neuromarketing pela FCU – Florida Christian University. É idealizador e apresentador do programa Comunicação Executiva, no qual promove entrevistas e debates do mundo corporativo. Com 39 anos de história formou mais de 130.000 pessoas na habilidade da comunicação verbal, não verbal e liderança. É Autor dos livros Comunicação Essencial, As 7 Dimensões da Comunicação Verbal, Media Training e Quem Não Comunica, Não Lidera.
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