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A Fraude dos Falsos Coaches e Influenciadores: Como Construir um Ambiente mais Ético e Transparente

Proteja-se dos falsos coaches e influenciadores que usam de fraudes e práticas enganosas para enganar clientes! Aprenda a identificar esses profissionais e contribuir para um mercado de coaching mais ético e transparente.

A Fraude dos Falsos Coaches e Influenciadores: Como Construir um Ambiente mais Ético e Transparente

A Fraude dos Falsos Coaches e Influenciadores:
Como Construir um Ambiente mais Ético e Transparente

Nos últimos anos, a presença de coaches e influenciadores nas redes sociais e na mídia cresceu de forma exponencial. Contudo, esse aumento trouxe consigo um problema alarmante: o crescimento de fraudes e práticas enganosas.

Como executivo de carreira, mentor e coach com ampla experiência, sinto-me na obrigação de alertar sobre os perigos que esses falsos profissionais representam.

Esses indivíduos, muitas vezes sem a devida formação e carentes de ética, utilizam técnicas de marketing agressivas e promessas vazias para atrair pessoas vulneráveis em busca de soluções rápidas para seus problemas.

Eles exploram a falta de regulamentação e a facilidade em construir uma imagem de sucesso nas redes sociais, enganando e explorando financeiramente seus seguidores.

A atuação desses falsos profissionais não apenas prejudica emocional e financeiramente aqueles que caem em suas armadilhas, mas também mina a credibilidade de toda a profissão de coaching.

Muitas pessoas que cogitam buscar apoio acabam desiludidas e desconfiadas, dificultando assim o trabalho dos verdadeiros coaches, comprometidos com o desenvolvimento de seus clientes.

Infelizmente, as ações da ICF (International Coaching Federation) no Brasil para combater essa situação têm sido tímidas e ineficazes.

Medidas severas e eficientes devem ser adotadas com urgência, incluindo:

  • Certificação Rigorosa: Implementar processos de certificação mais rigorosos, assegurando assim que apenas profissionais qualificados e éticos possam se apresentar como coaches certificados;
  • Campanhas de Conscientização: Lançar campanhas educativas para antes de contratar serviços, verificar as credenciais e a formação dos coaches;
  • Parcerias com Plataformas Digitais: Presença ativa nas redes sociais e plataformas de mídia para identificar e alertar sobre perfis de “falsos profetas” que se identificam como coaches e vendem sonhos impossíveis;
  • Apoio Legal: Trabalhar junto a órgãos reguladores e legisladores para criar e implementar uma regulamentação da profissão de coach. Uma regulamentação com padrões rigorosos de qualificação e ética.

Entretanto, essa não é uma luta apenas da ICF; combater a fraude no coaching e no marketing de influenciadores é uma responsabilidade coletiva.

É essencial que haja uma ação coordenada entre profissionais, organizações e o público, garantindo que o coaching continue sendo uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento pessoal e profissional, livre de práticas enganosas e fraudulentas.

Vamos juntos construir um ambiente mais ético e transparente para todos!

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Quer falar mais sobre como construir um ambiente mais ético e transparente na atividade de coaching e ajudar a combater a fraude no coaching e no marketing de influenciadores? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar a respeito.

Walter Serer
https://walterserer.com.br
https://www.linkedin.com/in/walter-serer-86717b20/

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Walter Serer Author
Walter Serer possui extensa e sólida experiência executiva como CFO e CEO de empresas multinacionais de grande porte. Robusta formação em Finanças Corporativas adquirida na General Electric (graduado pelo Financial Management Program) onde atuou por 14 anos ocupando relevantes posições na área de Finanças e Administração. Atuou como CFO nas empresas TI Group, Valeo, Coldex Frigor e Black&Decker. Nos últimos 18 anos exerceu posição de CEO na Ingersoll Rand Brasil (2011-2014), Syncreon South America (2003-2010) e TI Group Latin America (1997-2003). Pós-graduado em Finanças pela FGV e graduado em Administração de Empresas pela (ESAN – PUC/SP).
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