O Que Podemos Aprender com o Outubro Rosa?
Toda vez que chegamos ao mês de Outubro, os laços da cor rosa nos oferecem um gatilho para nosso cérebro, lembrando que é hora de se cuidar, de acolher, de se encorajar, pois é um mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama e de colo de útero.
Temos sob nossa responsabilidade a questão do autocuidado, mas precisamos de estrutura e, por empatia, sei que há diversas questões que impedem que todos possam ter acesso à terapia, tratamentos, exames e prevenção.
Mas, dentro do possível, já é amplamente divulgado que tudo o que não cuidamos, pode se perder. Isso também acontece com nossa saúde. Que estejamos todos atentos ao que é preciso fazer para vivermos melhor.
Vale outro alerta: Sejamos uma fonte de coragem para as pessoas que precisam enfrentar o câncer. Muitas vezes, as pessoas buscam a culpa ou o motivo e, sem perceber, estão colocando uma carga ainda maior sobre a pessoa que deve se cuidar e que está precisando de acolhimento.
Neste mês de Outubro, busque rever as datas dos últimos exames preventivos, olhe-se de frente, cuide de si e foca nas soluções para qualquer adversidade.
Não podemos controlar tudo o que nos acontece mas, geralmente, nos cabe a decisão de escolher a quem alimentar, a fé ou o temor. Parte dos estudos que relacionam fé com tratamentos de saúde envolvem o câncer.
É o caso de uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Duke, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, que comprovou que pacientes que fortalecem a espiritualidade apresentam 40% menos chances de sofrerem depressão durante o tratamento do câncer e de doenças em geral. Os pesquisadores acreditam que a fé representa um reforço para o sistema imunológico.
Sendo assim, diante de escolhas sobre o que podemos controlar, que sejamos um farol para nossas estradas, para que possamos percorrê-las com coragem e consciência.
Gostou do artigo?
Quer saber o que mais podemos aprender com o outubro rosa? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar você!
Carla Brandão
https://www.acarlabrandao.com.br
Confira também: Transforme Sua Vida: A Coragem de Ressignificar sua História
Participe da Conversa