A importância do Código de Conduta Corporativo
O CÓDIGO DE CONDUTA CORPORATIVO é de suma importância, devendo ser claro e otimizado para equipes de vendas e também ser estendido a todo ambiente organizacional.
Dessa forma, a empresa garantirá um ambiente de trabalho harmonioso e, principalmente, ético. O Código de Conduta servirá como um guia, orientando o comportamento de colaboradores e líderes. Além disso, assegurará que todos compreendam as expectativas da organização e sigam seu padrão de conduta.
O Código de Conduta deverá conter:
- Orientação e Clareza no comportamento: Ajudará os colaboradores a compreenderem quais são os comportamentos esperados de cada integrante da organização, reduzindo o risco de mal-entendidos e conflitos;
- Promoverá valores esperados: Reforça valores da organização, como integridade, respeito e responsabilidade;
- Age como prevenção de conflitos: Estabelece normas claras para a resolução de disputas, minimizando conflitos, sejam internos ou externos;
- Apoio na Tomada de Decisões: O Código de Conduta fornecerá diretrizes para decisões baseadas na ética no dia a dia, evitando situações de risco;
- Credibilidade e Confiança: Certamente, ele contribui para a construção da reputação positiva da organização, tanto para seu público interno quanto para o mercado.
Quais as diretrizes para a sua implementação?
- Primeiramente, a definição clara e objetiva dos valores e princípios, o Código de Conduta deve refletir valores fundamentais da organização e ser facilmente compreensível;
- Envolva toda a equipe desde a sua criação, para que, dessa forma, aumente a aceitação e comprometimento;
- Realize sessões de treinamento para garantir que todos os envolvidos compreendam seu Código de Conduta e quais serão as implicações no caso de não cumprimento;
- Estabeleça um meio seguro e confidencial para que os colaboradores possam relatar, sem medo, comportamentos não éticos;
- Lembre-se: o Código de Conduta deve ser revisto e atualizado regularmente para se manter relevante e eficaz diante de mudanças no ambiente de trabalho;
- Esclareça a toda a organização quais serão as sanções, no caso de descumprimento das diretrizes estabelecidas, para que promova a responsabilidade;
- Exemplo que venha dos líderes, eles devem exemplificar o comportamento esperado, servindo como modelo para a sua equipe;
- E por último, encoraje um ambiente que estimule os colaboradores a darem feedback sobre o Código de Conduta e sua eficácia, ajustando sempre o que for necessário.
Por meio desse Código de Conduta, bem estruturado e amplamente aceito, a organização promoverá um ambiente mais saudável e muito mais produtivo, incentivando a motivação da equipe para gerar novas ideias para otimizar o fluxo de trabalho.
Essas ações não apenas melhorarão a moral da equipe, mas também fortalecerão a relação com clientes e parceiros. Além disso, agregarão valor à imagem e à reputação da organização no mercado.
De fato, é de conhecimento geral que toda essa integração entre a equipe, os gestores e seus parceiros é fundamental para o sucesso da empresa. Esse processo representa o primeiro passo para a implementação de estratégias eficazes. Com regras claras de conduta, a empresa certamente agregará alto valor ao seu desempenho.
A equipe direcionada, alinhada e com conduta clara, prontamente receberá as estratégias usualmente utilizadas e que agora são muito mais eficazes. A organização agora está preparada para estabelecer canais de comunicação transparente, sejam e-mails, grupos de mensagens e reuniões regulares, pois todos estão caminhando para o mesmo objetivo.
Crie metas que envolvam, além da equipe de vendas, os gestores também. Todos caminham para o mesmo objetivo, agora compartilhado. Isso aumentará o engajamento e a colaboração. Nos treinamentos, inclua também os gestores. Dessa forma, eles estarão alinhando as estratégias e desenvolvendo, em conjunto, uma compreensão profunda das expectativas de cada uma das partes.
Crie um sistema de reconhecimento, que valorize não apenas resultados de vendas, mas, a colaboração nos projetos e trabalho em equipes, promova, assim, a cultura empresarial, em que a integração é valorizada. A utilização de ferramentas tecnológicas também facilita a colaboração e o compartilhamento de informações, seja por meio de CRMs ou plataformas de gestão de projetos.
Enfim, todas estas ações bem planejadas e implementadas, irão ajudar a fomentar um ambiente de colaboração, com aumento de eficiência das equipes e de seus gestores.
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Adriane Yared
http://adrianeyaredcoaching.com.br/
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