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A Importância da Empatia na Construção da Confiança nas Relações Empresariais

A empatia é uma ferramenta poderosa para a construção de confiança nas relações empresariais. Explore como essa prática pode transformar o ambiente de trabalho, promover a colaboração e aumentar a produtividade.

A Importância da Empatia na Construção da Confiança nas Relações Empresariais

A Importância da Empatia na Construção da Confiança nas Relações Empresariais 

Em meu artigo anterior abordei o quanto a empatia e autoempatia são pesquisadas e escritas por vários autores (leia).

Neste texto, darei foco em um dos benefícios de sua prática: a construção da confiança no campo profissional.

Nesse ambiente, a confiança é um dos pilares fundamentais para o sucesso e a produtividade. Um dos caminhos mais eficazes para construir essa confiança é por meio da empatia. A empatia não apenas fortalece os laços entre colegas, mas também cria um ambiente de trabalho mais colaborativo, harmonioso e prazeroso.

Explorarei como a empatia, fundamentada nas pesquisas do renomado neuroeconomista Paul J Zak sobre o hormônio ocitocina, pode ser um requisito essencial para a construção de confiança nas relações empresariais.

Paul J Zak tem dedicado grande parte de sua carreira ao estudo da ocitocina, um hormônio que desempenha um papel crucial na formação de laços sociais e na promoção de comportamentos empáticos.

Muitas vezes chamada de “hormônio do amor” ou “hormônio da felicidade”, Zak, em suas pesquisas, descobriu que a ocitocina é liberada em situações de confiança e afeto, aumentando a empatia, a solidariedade e a generosidade entre as pessoas.

Ele conduziu diversos experimentos, dentre eles o “Jogo da Confiança”, onde demonstrou que a administração de ocitocina em spray aumentava absurdamente a confiança e cooperação ente os participantes.

Esses resultados sugerem que a ocitocina pode ser um catalisador poderoso para a construção de relações de confiança, não apenas em contextos pessoais, mas também no ambiente de trabalho.

A empatia permite que os indivíduos se coloquem no lugar dos outros, compreendendo suas perspectivas, suas ações, emoções e, muitas vezes, sentindo-as junto.

No ambiente empresarial, isso se traduz em uma comunicação mais eficaz, um “estar junto” verdadeiramente, na resolução de conflitos de maneira mais harmoniosa e um aumento na colaboração entre equipes.

Quando os líderes demonstram empatia e incentivam esse comportamento no dia a dia, eles criam um ambiente onde os funcionários se sentem, de fato, valorizados e compreendidos, o que, por sua vez, aumenta a confiança e a lealdade.

Um exemplo prático da construção de uma cultura empática ocorre quando um líder percebe que há algum conflito entre dois colaboradores. O que observamos com frequência é o líder ignorar o conflito, com a crença de que resolverá sozinho, ou então chamá-los para conversar, falando o que pensa a respeito, dando as suas soluções.

Uma atitude empática, construtora da confiança, é escutar ativamente cada um separadamente, depois os dois juntos. E, realizar uma conversa acolhedora, promovendo assim um encaminhamento que seja bom para todos os envolvidos na situação.

Funcionários que se sentem compreendidos e valorizados tendem a ser mais motivados e mais produtivos. A empatia promove a compreensão mútua e a busca por soluções que beneficiem a todos. Além disso, a empatia cria um senso de comunidade e pertencimento, fortalecendo os laços entre os membros da equipe.

Um ambiente empático encoraja a expressão de ideias e a colaboração, essenciais para a inovação nas atividades, áreas de trabalho e na empresa.

A empatia, fundamentada nas pesquisas de Paul J Zak sobre a ocitocina, é uma ferramenta poderosa para a construção de confiança no ambiente empresarial.

Ao promovê-la, as empresas não apenas melhoram a qualidade das relações interpessoais, mas também criam um ambiente de trabalho mais produtivo e harmonioso. Investir em empatia é, portanto, investir no sucesso a curto, médio e longo prazos da organização.

Vamos promover mais e mais a liberação do hormônio ocitocina em nossas vidas, nas empresas em que atuamos?

Gostou do artigo?

Quer conversar mais sobre como a empatia pode influenciar positivamente a construção de confiança no ambiente empresarial? Como essa prática pode impactar a produtividade e a resolução de conflitos nas equipes? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar a respeito.

Até o próximo artigo!

Vera Godoi Costa
https://www.linkedin.com/in/vera-costa-71830715/

Confira também: A Importância da Empatia e Autoempatia para Saúde Mental e Relacionamentos 

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Vera Godoi Costa, é mãe, avó, mulher, apaixonada pela vida. Atua como coach, conselheira, consultora, mediadora de conflitos, mentora, palestrante. Pauta sua vida num movimento de “estar sendo”, ou seja, o autoconhecimento e o autodesenvolvimento são seus focos, quer seja acadêmico, especializado, com os clientes, com as pessoas em geral, utilizando-se de todos os sentidos nas experiências diversificadas da vida.
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