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5 Dicas para Conversas Difíceis com Pessoas que Fogem do Diálogo

Conversas difíceis são desafiadoras, especialmente com pessoas que evitam o diálogo. Descubra 5 estratégias eficazes para abrir o diálogo de forma segura e produtiva e melhorar seus relacionamentos.

5 Dicas para Conversas Difíceis com Pessoas que Fogem do Diálogo - Estratégias para resolver situações difíceis com quem não quer conversar

5 Dicas para Conversas Difíceis com Pessoas que Fogem do Diálogo
Estratégias para resolver situações difíceis com quem não quer conversar

Você se preparou para ter aquela conversa. Reuniu toda a sua coragem e está pronto para conversar. Mas quando você chama a pessoa e explica sobre o que quer conversar, ela se esquiva. Talvez ela não esteja em um bom dia, você pensa. Passa alguns dias e você tenta novamente. Mais uma vez, ela se esquiva. Provavelmente você esteja diante de uma pessoa que evita conflitos a qualquer custo.

Esse comportamento é bem comum em pessoas que prezam pela paz e têm receio de que a conversa vire uma discussão. No entanto, evitar essa conversa não é uma solução. Você sabe que deixar o assunto para lá só vai tornar as coisas mais difíceis. Então, o que fazer nessa situação?

Se você está lidando com alguém que evita conversas difíceis e conflitos, existem algumas estratégias que podem te ajudar a conduzir essa conversa de uma forma mais leve e eficaz. Na coluna deste mês, compartilho com você alguns caminhos que você pode experimentar:

1. Invista em criar confiança

O primeiro passo para abordar uma conversa difícil com alguém que evita conflitos é garantir que a pessoa se sinta segura. Para isso, você precisa investir no relacionamento, para que essa pessoa sinta confiança em você.

É claro, isso não acontece da noite para o dia. É no dia a dia, nas interações cotidianas, com pequenas atitudes que demonstram que você realmente se importa com essa pessoa, que você conseguirá conquistar a confiança dela. Uma vez que ela confia em você, ela se sentirá mais segura conversas sobre temas desafiadores.

2. Use uma linguagem clara e empática

Você quer que a outra pessoa se sinta segura ao mesmo tempo que quer ser escutada e compreendida. Por isso, é importante que você cuide de como você está “embalando” a sua comunicação. Evite expressões acusatórias (geralmente elas começam com você é…) e esteja atento ao tom de sua voz e a sua linguagem corporal.

Não há como se sentir seguro quando alguém está lhe acusando de algo, principalmente se essa pessoa se comunica de forma agressiva, seja pelo tom ou por uma postura de confronto. Faça da Comunicação Não Violenta a sua melhor aliada: fale sobre comportamentos observáveis, sentimentos envolvidos, os impactos das ações, e comunique com clareza o que você deseja.

3. Encoraje a pessoa a se expressar

Pessoas que evitam conflitos geralmente têm dificuldade em expor suas opiniões, seja por medo de ficar vulnerável ou de ser rejeitada. Sem pressionar, encoraje a pessoa a se expressar. Criar um ambiente acolhedor e seguro é uma excelente forma de fazer isso. Compartilhar o quanto essa conversa também te causa desconforto pode ser outra forma de criar conexão e encorajá-la a se expressar.

Quando a pessoa se abrir, é importante que você valorize essa atitude, e agradeça pelo compartilhamento. Se ela hesitar em falar, considere fazer perguntas abertas, como: “Como você se sente em relação a isso?” ou “O que você acha que poderia nos ajudar a resolver essa situação de forma mais tranquila?”

4. Demonstre que estão juntos para resolver um problema

Pessoas que evitam conflito podem carregar consigo alguns padrões de pensamentos limitantes sobre conversas difíceis, como a mentalidade de ganhar ou perder ou a ideia de que estão em lados opostos da situação.

Nesse contexto, é importante demonstrar para a pessoa que vocês estão ali juntos buscando uma solução para o problema. Foque em soluções colaborativas, onde ambos os lados possam contribuir para o resultado. Encoraje a pessoa a sugerir ideias e demonstre que você está disposto a fazer ajustes para atender às necessidades de todos.

5. Respeite o ritmo da outra pessoa

Nem todo mundo está pronto para mergulhar de cabeça em uma conversa difícil. Se perceber que a pessoa está muito desconfortável ou relutante em se abrir, considere dividir a conversa em várias pequenas conversas e/ou agendar outro momento para continuar.

Respeitar o tempo do outro é uma forma de demonstrar consideração e evitar que a pessoa se sinta pressionada. Isso contribui para que você conquiste a confiança dela. Você pode dizer algo como: “Entendo que esse é um assunto delicado, então, se precisar de mais tempo para pensar, podemos retomar a conversa depois.”

Ter conversas difíceis com pessoas que evitam conflitos exige sensibilidade, paciência e doses extras de empatia. Ao investir em criar confiança, usar uma linguagem clara e empática, e demonstrar que vocês estão juntos para solucionar um problema, é possível ter conversas mais construtivas e alcançar resultados satisfatórios para ambas as partes. Lembre-se de que, muitas vezes, o simples fato de demonstrar disposição para escutar e resolver o problema já é um grande passo para construir relações mais saudáveis e sinceras.

Abra o diálogo, mesmo que aos poucos, e observe a confiança mútua florescer. Afinal, as conversas difíceis são justamente aquelas que têm o maior potencial para gerar transformações profundas.

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Milena Serro
https://www.linkedin.com/in/milenaserro

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Milena Serro Author
Milena Serro é Palestrante, Mentora e Facilitadora de Comunicação Consciente e Não Violenta. Especialista em Conversas Difíceis, apoia profissionais e organizações na criação de relações de confiança, colaboração e resultados. É escritora e coautora do livro Descubra O Elo.
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