O Impacto do Trabalho Tóxico: Como Preservar Sua Saúde e Bem-Estar
Você já parou para pensar quanto tempo passa por ano na empresa (tirando as férias)?
Já comparou com o tempo que você se diverte?
E o tempo que passa com sua família?
Assustador não?
Então, você vai continuar em um lugar onde odeia trabalhar?
Claro, precisamos trabalhar, não está fácil para quase todo mundo e o dinheiro conta, as contas não desaparecem como nossa satisfação, elas continuam ali, plenas e à espera. Essas, não te esquecem!
Mas, a sua felicidade e seu bem-estar estão em primeiro plano, até porque se você não tiver saúde, não conseguirá desempenhar as suas funções adequadamente. E creia, se odeia, vai adoecer!
Sabemos que o maior desafio nas empresas é a comunicação; isso é algo que discutimos em praticamente todos os artigos.
Peter Drucker, considerado o pai da administração, dizia que a comunicação ineficaz é a causa de mais de 60% dos problemas e conflitos nas empresas.
As falhas na comunicação necessitam de um olhar mais atento, eficaz e eficiente.
A perda de talentos, saúde e dinheiro é inevitável se não for gerida de forma adequada.
É preciso coragem. Comece com um diálogo frutífero com sua equipe, colegas e direção, se isso for possível. Haja vista que não é tão fácil assim, ainda há jurássicos e déspotas nas empresas.
Outra questão que você precisa observar nesse relacionamento laboral: existem mais disputas do que processos de colaboração? Provavelmente o clima organizacional não é agradável, e o cliente externo percebe esse desequilíbrio. Isso não será bom para os negócios!
E a ética e os valores? Vão de encontro aos seus? Se não, repense se já não é hora de deixar esse lugar que não é compatível. Especialmente se a empresa não está disposta a mudar, pois sabemos que há resistência.
Os hábitos e costumes são indispensáveis para uma boa convivência. É essencial o comprometimento daqueles que dirigem a empresa para apoiar o desenvolvimento do seu trabalho.
Principalmente se você já ouviu frases como: “faça o seu trabalho, mantenha o seu emprego e seu salário”; “faça ou caia fora, cale a boca e guarde sua ética para você.”
É indispensável dissipar o abuso de poder, a discriminação, a ameaça, a intimidação, a violência, os assédios, as explorações.
Eu já disse anteriormente que a admiração é indispensável em qualquer relacionamento. Não se iluda! Você realmente vai conseguir trabalhar dessa forma?
Sair de casa arrastado é terrível, ainda mais para você, que tem tantas responsabilidades. Então faça algo por você; não existe só esse lugar para trabalhar.
Pese tudo: tempo, valor, saúde, disposição.
Provavelmente, sua relação em casa também respira essa frustração. Todos sofrem. E adoecem. E se contaminam e “morrem” junto com você!
Pior ainda é a demissão silenciosa, quando você desacelera e deixa de ser criativo. E tenha certeza, isso vai te enfraquecer, por não conseguir produzir.
Enquanto isso, faça suas contas, converse com a família, diga como se sente e pensem juntos em muitas possibilidades. Mudar incomoda, mas continuar sofrendo incomoda muito mais. Lembra do sapinho?
Não é nada fácil, e a gente se acomoda. Talvez um incentivo como a demissão ajude.
Parece louco, mas é verdade. Se eu não fosse demitida, não estaria tão feliz, saudável e realizada fazendo o que realmente gosto. Estaria ainda agarrada só no salário e perderia as oportunidades maravilhosas que aconteceram desde aquela época até hoje.
E mais: nosso relacionamento laboral acabou, mas a convivência é saudável. Acredite, é possível!
A insegurança, a remuneração, a instabilidade do mercado, tudo isso contribui para a incerteza na tomada de decisão. Mas faça alguma coisa antes que você desapareça!
Se puder, contrate um especialista para te ajudar. Leia, faça conexões, mas faça alguma coisa. Eu estou aqui torcendo por você! Se eu consegui, você consegue!
Os relacionamentos precisam ser saudáveis, e você merece o melhor desta vida. Trabalho e dignidade combinam!
Até a próxima! Estou torcendo pelo seu sucesso em um novo trabalho. Quem sabe você já tem maturidade e experiência para montar seu próprio negócio?
Gostou do artigo?
Quer falar mais sobre o impacto que um ambiente de trabalho tóxico pode ter na saúde e bem-estar de um profissional, quais os sinais e como lidar com ele? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em falar a respeito.
Até o próximo artigo!
Márcia Rosa
https://www.marciarosaconsultoria.com.br
Confira também: O Fim de Ciclos nas Amizades: Como Lidar com Mudanças
Participe da Conversa