Retomando a provocação do post anterior, para que possamos entender como está sua vida financeira, é importante que você entenda como está seu Fluxo de Caixa. Mas isto não é só para Empresas? Não, isto não é verdade! Vamos sim falar sobre o seu Fluxo de Caixa. É fácil! Lembra-se do conceito de ser rico ou pobre? Então, começaremos por aí.
Caneta e papel na mão, ou para aqueles mais informatizados, vamos abrir uma planilha no Excel com duas colunas.
A primeira coluna se chamará “Recebimentos”, onde você anotará valores de salário, aluguel, pensão, aposentadoria, etc.
A segunda coluna se chamará “Pagamentos”, isto é, são todas as despesas que temos que pagar, como água, luz, aluguel, supermercado, farmácia, telefone, prestação do apartamento, etc.
Uma dica importante é não se esquecer de despesas gerais como revistas, cabeleireiro, restaurantes, cinema, teatro, cigarro, padaria e o cafezinho depois do almoço.
Tendo estas duas colunas uma ao lado da outra, vamos somar os valores e aí saberemos se o seu Fluxo de Caixa está no Azul ou no Vermelho, isto é, se está sobrando ou faltando dinheiro. É muito importante que façamos este Fluxo de Caixa mensalmente.
E aí vem a pergunta, que serve tanto para o caso de estar faltando como sobrando dinheiro: o que fazer?
No nosso próximo encontro vamos complementar o Fluxo de Caixa. Vamos falar das armadilhas que caímos quando não conseguimos ter o mesmo por mais simples que seja. Que tal começar agora?
Até o próximo encontro!
Participe da Conversa