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Técnicas de Vendas: Como Criar Personas Inclusivas e Promover a Diversidade

As personas inclusivas podem transformar suas estratégias de vendas e desenvolvimento de produtos. Descubra como vencer os vieses inconscientes, promover a diversidade e criar soluções mais acessíveis para todos.

Técnicas de Vendas: Como Criar Personas Inclusivas e Promover a Diversidade

Técnicas de Vendas: Como Criar Personas Inclusivas e Promover a Diversidade

As personas representam um cliente fictício do seu empreendimento. Elas são criadas para gerar empatia nas equipes de trabalho, de forma que esse time possa pensar nas melhores estratégias de criação, comunicação e vendas.

Mas, somos levados por vieses que nos afastam da realidade da diversidade em que vivemos. Passamos a seguir determinados padrões no momento de criação das personas das empresas também. E, aí, tendemos a criar personas seguindo o que o nosso viés inconsciente nos leva a criar. Por exemplo: Se criamos uma persona cuja profissão é a de médico, tendemos a imaginar um homem, branco, na meia idade ou mais, sem nenhuma deficiência…

Ao pensar na diversidade e inclusão no momento da criação de personas, promovemos o desenvolvimento de produtos e serviços mais acessíveis e inclusivos.

Geralmente, criam-se personas para que, através de dados demográficos e características reais, a empresa visualize melhor o seu público e alinhe as ações da instituição aos interesses dos clientes.

E se “Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal”, que tal focar na diversidade e criar personas que possibilitem o desenvolvimento de experiências mais inclusivas nas empresas também?

Ao criar personas com algum tipo de deficiência, é possível pensar em soluções de produtos e serviços adequados às suas necessidades.

Pensando no tipo de deficiência, nas ferramentas e recursos que poderiam ajudar na sua inclusão, no ambiente e seus acessos, na comunicação mais inclusiva… cria-se um espaço não apenas de integração, mas também de inclusão.

Uma persona com deficiência vai ter características, dados demográficos, modos de experiência, informações pessoais e, também, dados sobre o seu tipo de deficiência e as condições necessárias para sua acessibilidade.

Mas vale destacar um ponto muito importante: uma pessoa com deficiência é diferente da outra, ainda que tenham o mesmo tipo de deficiência. E, para ser mais preciso na criação de produtos e interação com seu público, é necessário analisar diferentes tipos de pessoas com deficiência interagindo com o produto para determinar seus padrões e necessidades de forma mais assertiva.

Gostou do artigo?

Quer saber mais sobre como você se prepara para dar acesso a todos os tipos de pessoas? Você está preparado para a inclusão? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar você!

Um abraço e até a próxima!

Karine Gomes
http://www.criarecriar.com.br/

Confira também: A Rotina de Preparação para o Trabalho em Vendas

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Karine Gomes Author
Karine Gomes é Coach, formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, especialista em Marketing e Gestão Empresarial, licenciada em História e bacharel em Turismo com ênfase em Planejamento. Professora, consultora de desenvolvimento pessoal e profissional e proprietária da empresa Criar & Recriar Desenvolvimento Humano. Master Practitioner em Programação Neurolinguística, atua com treinamentos individuais e de grupos, abordando diferentes temas, dentre eles: Marketing Pessoal, Técnicas de Vendas, Endomarketing, Comunicação Assertiva, Recepção e Atendimento ao Cliente, Educação com Coaching dentre outros. Atualmente, divide seu tempo entre as responsabilidades e delícias da maternidade e as atividades da sua empresa.
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