Como Construir um Negócio com base na Confiança e Colaboração
Uma empresa baseada na confiança e colaboração tem três vezes mais retorno de investimento, segundo a Gallup. Além disso, essas empresas inovam mais e aumentam a satisfação dos clientes, uma vez que os colaboradores se sentem à vontade para dar ideias, utilizar seu potencial e até mesmo errar.
Confiar significa acreditar no próprio potencial ou no de outra pessoa. Está relacionado à lealdade e, acima de tudo, à capacidade de se entregar sem ter o controle de tudo ou o receio de perder algo.
Para alcançar isso, precisamos ter uma base sólida em duas habilidades: segurança psicológica e empatia. Sem essas habilidades, toda a estrutura fica frágil.
Segundo Amy Edmondson, segurança psicológica é uma crença compartilhada pelos membros de uma equipe de que o ambiente é seguro para assumir riscos interpessoais. Em outras palavras, é um espaço onde as pessoas podem fazer perguntas, dar ideias e cometer erros sem medo de represálias.
Parece simples, mas muitas organizações ainda não proporcionam esse espaço para que as pessoas possam ser elas mesmas, dar ideias e serem acolhidas. Alguns exemplos da falta de segurança psicológica nas empresas: “Tenho uma ideia e não coloco“, “Não vou pedir ajuda, pois fizeram piada na última reunião”, “Não vou fazer uma pergunta, pois me trataram mal da última vez”, “Não posiciono um risco para o negócio, pois sou novo de empresa”. Momentos como esses impedem a inovação e fazem a organização perder valiosas oportunidades de aprendizado coletivo.
Sem segurança psicológica, você cria uma cultura de medo e ansiedade ou, até mesmo, uma zona de conforto que impede o crescimento da empresa.
Confira 5 atitudes que apoiam a construção da segurança psicológica:
- Abra espaço para acolher o outro em reuniões e projetos;
- Observe a hora certa de brincar;
- Escuta? Temos e fazemos;
- Todos erramos. Vulnerabilidade gera conexão;
- Reconheça a sua voz e a dos outros.
A empatia, por sua vez, é a capacidade de compreender a necessidade do comportamento do outro sob a perspectiva dele, e não a sua. Para isso, é necessário aprender a parar de julgar pessoas e situações com rótulos, e observar o fato em si, o contexto em que a situação se apresenta..
Observar o comportamento e entender as necessidades por trás dele, contribui significativamente a construção de um ambiente empático.
A empatia pode ser vivida e pedida para as pessoas, uma vez que retroalimentamos na construção das relações.
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Aline Gomes
alinegomes@alimonada.com.br
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