A Arte de do Equilíbrio entre Vida Pessoal e Profissional
O equilíbrio entre vida pessoal e profissional é um desafio constante para todos. A busca por esse equilíbrio pode parecer uma missão impossível, mas todo esforço deve ser empregado para que seja alcançado.
O equilíbrio entre vida pessoal e profissional só nos traz vantagens, como, por exemplo: aumento da satisfação pessoal e profissional, melhora na qualidade de vida, redução do estresse e da ansiedade, fortalecimento dos relacionamentos, aumento da criatividade e da produtividade.
Estabelecer o tão almejado equilíbrio não é tão simples, pois depende, e muito, da fase da vida que estamos vivendo, mas é sempre possível encontrar harmonia entre as diferentes situações.
O equilíbrio entre estas “duas vidas” é muito importante para alcançar o bem-estar físico e mental, aumentar a produtividade de forma consciente, melhorar e relacionamentos, proporcionar realização pessoal e trazer uma situação de presença e pertencimento à vida familiar.
Cada um de nós tem que observar a nossa realidade e as possibilidades das ações a tomar, mas, genericamente, posso sugerir algumas dicas iniciais que já podem nos encaminhar para o equilíbrio em qualquer fase da vida em que estejamos vivendo.
Normalmente, em meus atendimentos, sugiro estas 8 dicas essenciais:
- Estabeleça limites, definindo horários específicos para o trabalho e para atividades pessoais. Se possível, evite levar trabalho para casa e é importante desativar as notificações, via celular, provenientes de seu trabalho fora do horário de expediente.
- Muitas vezes, essas mensagens “urgentes” poderiam ser enviadas por e-mail para uma ação a ser tomada no dia seguinte e, normalmente, são enviadas por colegas que ainda não têm o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
- Estabeleça prioridades, identifique o que é mais importante em cada área da sua vida e organize suas tarefas de acordo com essas prioridades.
- É fundamental aprender a dizer NÃO: Não tenha medo de recusar novas responsabilidades se sentir-se sobrecarregado. É melhor ter transparência do que ter que justificar entregas malfeitas ou atrasadas.
- Goste de você e cuide-se: Reserve tempo para atividades que você aprecie, como praticar exercícios físicos, meditar ou ler um bom livro.
- Aprenda a organizar seu tempo, utilizando ferramentas de gestão de tempo para otimizar suas tarefas e ganhar mais tempo livre.
- Desenvolva o seu autoconhecimento, entenda o que é mais importante para você e alinhe suas escolhas profissionais e pessoais com seus valores.
- Busque sempre o equilíbrio, pois ele é o caminho para o bem-estar e felicidade e ser feliz é o que você merece.
Gostou do artigo?
Quer saber mais práticas para alcançar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e a importância disso para sua vida como um todo? Então, entre em contato comigo. Com certeza será um prazer te ajudar.
Cleyson Dellcorso
https://www.dellcorso.com.br/
Confira também: A Prática de Mindfulness nas Empresas: Um Caminho para o Bem-Estar e Produtividade
Participe da Conversa