Durante o decorrer da vida, o ser humano passa por diversas etapas e escolhas. Uma delas, na adolescência ou já na fase adulta, vem ser a escolha profissional. Nem sempre acaba por ser uma escolha individual, algumas vezes, acaba por ter a influência da família para que o indivíduo siga esta ou aquela profissão, já perpetuada por várias gerações no seio familiar. Todavia, partindo do pressuposto que nos identificamos e escolhemos uma carreira a ser seguida, o que fazer quando sentimos a necessidade de buscar aperfeiçoamento e suporte quanto à profissão desempenhada?
Coaching é uma assessoria específica e pontual que pode ser aplicada ao desenvolvimento da carreira, utilizando como ferramenta o uso do potencial pessoal e profissional do indivíduo para assim buscar o desenvolvimento das habilidades deste profissional. Através de orientações na superação de desafios e no encontro de soluções para problemas, dúvidas e questões do dia a dia, ele encontrará o apoio para decidir o melhor caminho, de acordo com seus reais anseios e metas profissionais e pessoais. O Coach vem a ser um facilitador ou instrutor de uma pessoa, equipe, departamento ou empresa, que atua como agregador das capacidades de cada elemento para a realização do Coaching.
Mas então o que tem a ver a realização do Coaching com o planejamento da carreira?
Antes de qualquer coisa é fundamental escolher trabalhar com o que se gosta, vendo no seu trabalho a possibilidade de ser feliz. Desta forma a definição de uma profissão e fazer com que sejamos bem sucedidos serão os objetivos finais encontrados. Não basta somente ganhar dinheiro, é preciso estar conectado com nossos valores e sonhos. Para tal, também é necessário que tenhamos clareza de nossas potencialidades ou dificuldades, que se possa conhecer muito bem a si mesmo. Tendo a possibilidade de se conhecer e sabendo que competências podemos desenvolver, faremos possivelmente uma boa escolha no início de nossa carreira e poderemos, com o passar dos anos e com a soma das experiências adquiridas, estar certos que nós mesmos nos tornamos nosso próprio “Coach”.
O mercado de trabalho está carente de profissionais seguros e que sabem onde querem chegar. É necessário fazer conexões entre seus sonhos e a realidade do mundo dos negócios. Quanto mais interação houver entre sua rede de relacionamentos e o objetivo que você busca, maior será a conexão entre a carreira que você almeja. Planeje sua carreira desde cedo para que você não faça esforços errados ou desnecessários, e não esqueça que o melhor momento para planejar ou rever suas metas é o hoje. Não espere para trabalhar no que gosta e ser feliz no dia de amanhã. Não deixe para trás sua vontade de vencer.
Participe da Conversa