Necessitamos de líderes tanto no setor público quanto na iniciativa privada. As empresas só terão o seu diferencial competitivo se tiverem profissionais que inspirem as equipes e que as conduzam ao que foi estrategicamente planejado.
Diante de tanta necessidade, algumas empresas, infelizmente, ainda nem tomaram conhecimento de quem são os seus líderes ou ainda julgam que Líder é uma função dentro de seus organogramas.
Para analisarmos a liderança especificamente seria interessante que entre tantos aspectos, olhássemos para alguns atributos essenciais dos líderes. Creio que a relação abaixo pode até funcionar como um check list para autoavaliação:
- Saber ouvir
Você tem prática em escuta participativa? Demonstra suas emoções com empatia enquanto ouve? - Ter controle de suas emoções
Saber controlar e exteriorizar suas emoções é fundamental para aqueles que almejam a liderança. - Comunicação
Se liderança é a arte de influenciar para atingir objetivos, dominar a comunicação é o ponto de partida. Normalmente conflitos nascem de falhas na comunicação. - Humildade
Pode parecer estranho que se fale em humildade no mundo corporativo nos dias atuais, mas esta é uma das principais características do Líder. - Autoconhecimento
Se o Líder é o artista na arte de liderar, nada mais claro que deve conhecer a si próprio para liderar a si mesmo antes de liderar os outros. - Ética
Liderar é saber influenciar e sem a presença da ética em suas ações fica um tanto difícil ter seguidores (ou liderados).
Existem outros atributos, comportamentos e características do Líder. Se você quiser fazer um esforço consciente e tornar-se líder, comece por estes, faça treinamentos, inscreva-se em programas de formação de líderes e principalmente procure um bom Coach.
Prepare-se para ser Líder. A liderança é resultado de perseverança e um árduo treinamento.
Participe da Conversa