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5 Técnicas de Metodologias Ativas para Treinamentos em Diversidade

Descubra 5 técnicas poderosas de metodologias ativas para treinamentos em diversidade, equidade e inclusão. Aprenda como promover engajamento com estratégias inovadoras que transformam a aprendizagem e fortalecem a cultura organizacional.

5 Técnicas de Metodologias Ativas para Treinamentos em Diversidade

5 Técnicas de Metodologias Ativas para Treinamentos em Diversidade

Atuo há 26 anos com desenvolvimento de pessoas e, nesta jornada, pude perceber que cada treinamento é único e que, para engajar os colaboradores, é necessário fazer diferente a cada abordagem, utilizar técnicas variadas e que mobilizem todos os canais de aprendizado: visual, auditivo e cinestésico, mostrando a importância do uso de metodologias ativas para o alcance dos objetivos de aprendizagem.

As metodologias ativas representam uma abordagem que coloca a pessoa no centro do processo de ensino-aprendizagem. Ao contrário do modelo expositivo, em que a pessoa que ministra o treinamento é o principal transmissor do conhecimento, as metodologias ativas promovem a participação ativa das pessoas e, dessa maneira, fazem com que assumam o papel de protagonistas, incentivando a construção do conhecimento de forma colaborativa, significativa e autônoma, enquanto o ministrante atua como mediador e facilitador do processo de aprendizagem.

São estratégias que envolvem situações práticas, estimulando o pensamento crítico, a resolução de problemas e a aplicação dos conhecimentos adquiridos.

Entre as diversas abordagens utilizadas, destacam-se:

  1. Sala de Aula Invertida: O conteúdo teórico é estudado previamente, geralmente por meio de vídeos ou textos, enquanto o tempo em sala de aula é dedicado a atividades práticas, debates e resolução de dúvidas.
  2. Gamificação: Aplicação de elementos de jogos, como recompensas, desafios e competição, que motivam os participantes a se engajarem nas atividades, tornando o aprendizado mais dinâmico e envolvente.
  3. Situacionais: Os participantes trabalham em projetos que integram diferentes desafios, que podem ser fictícios ou reais, mas estão vinculados ao contexto em que eles se encontram.
  4. Rodas de Conversa: Incentivam os participantes a compartilhar ideias, argumentar e refletir criticamente, fortalecendo a comunicação e o pensamento colaborativo.
  5. Jogos Cooperativos: Atividades lúdicas que visam o trabalho em conjunto para alcançar um objetivo comum, em vez de competir entre si. São muito interessantes para desenvolver habilidades sociais e emocionais, como empatia, comunicação e trabalho em equipe.

COMPARTILHANDO MINHAS EXPERIÊNCIAS

Tenho utilizado com frequência algumas dessas metodologias, por exemplo: sala de aula invertida, rodas de conversa e jogos cooperativos nas minhas abordagens sobre Diversidade, Equidade e Inclusão, e tenho notado resultados bastante diferenciados.

RODAS DE CONVERSA E SALA INVERTIDA

Nas rodas de conversa utilizo como material os capítulos do livro “Diversidade e Inclusão e suas dimensões”, uma obra que aborda temas transversais como cultura, liderança, comunicação inclusiva, o papel dos profissionais, dos grupos de afinidade, vieses inconscientes, representatividade, interseccionalidade e tendências, bem como uma visão diferenciada de pessoas coautoras sobre os temas: Gênero, Gerações, LGBTQIAP+, Pessoas com deficiência, Diversidade religiosa, Corpos, Raça e etnia, Refugiados e Egressos do Sistema Prisional.

Por ser uma obra com uma diversidade grande de temas, leitura fácil, com linha editorial voltada para as boas práticas e com capítulos independentes, curtos e diretivos, em média de sete páginas cada um, a obra facilita a utilização do material para que as pessoas leiam tanto num modelo de sala invertida quanto no momento da roda de conversa, gerando reflexões importantes.

JOGOS DE TABULEIRO

Outra abordagem que gosto muito é o uso de jogos de tabuleiro. Tenho utilizado o Jogo Metamorfose, desenvolvido pela Vila dos Games em parceria com o Chama para Dançar, onde lança-se um desafio coletivo aos participantes de revitalizar uma praça. Nesse cenário, os participantes devem escolher personagens para cumprir missões, levando em conta seus talentos e histórias. Nessa jornada, os participantes vivenciam situações que os levam a julgamentos e, ao final, refletem sobre nossos vieses inconscientes, gerando consciência sobre eles, a importância do acolhimento e a sensibilização para o tema de Diversidade e Inclusão.

JOGOS DE PERFIL COMPORTAMENTAL

Diversidade é algo amplo que vai além dos grupos minorizados, pois está relacionado à pluralidade. O Jogo das Descobertas é baseado na teoria DISC, de predominância comportamental: Dominante, Comunicativo, Planejador e Analítico. Porém, sua aplicação é lúdica e interativa, tornando-a atrativa e propiciando o engajamento dos participantes.

Os participantes passam por 14 estações e são estimulados a responder perguntas. Escolher imagens com as quais mais se identificam, que constam em cartões, e classificá-las mediante ordem de afinidade. A partir daí, é possível identificar padrões e classificar os perfis mais dominantes das pessoas. Por meio desta metodologia, é possível identificar os perfis, bem como criar um plano de ação para reforçar os pontos fortes e aprimorar os pontos a desenvolver, além de outras ações.

LEGO SERIOUS PLAY

Uma das atividades mais divertidas da infância são as peças de Lego. Seus diversos tamanhos, cores e formatos permitiam a construção de coisas abstratas ou concretas infindáveis. Algo que dava asas à imaginação pela sua versatilidade.

Ao utilizar o Lego Serious Play em treinamentos, memórias afetivas são imediatamente conectadas, fazendo com que os participantes viajem no tempo.

Utilizar este recurso faz com que os participantes se desprendam de defesas e simplesmente se permitam, facilitando o processo de ensino-aprendizagem.

É um momento em que os indivíduos constroem seus próprios conhecimentos por meio de interações e ferramentas. Essa abordagem estimula a união entre exercícios manuais e cerebrais.

Ao juntar as pequenas peças, os participantes são desafiados a pensar sobre uma questão não resolvida, promovendo o estímulo dos dois lados do cérebro – esquerdo (pensamento lógico) e direito (pensamento intuitivo e emocional). Há o engajamento e envolvimento de 100% dos participantes na solução das questões propostas, desde a construção de modelos até o desenvolvimento de narrativas. O conhecimento vai sendo construído e consolidado por todos os envolvidos, gerando maiores chances de ampliação das ideias sobre o desafio proposto.

BENEFÍCIOS DAS METODOLOGIAS ATIVAS

Por experiência própria, e pesquisas reforçam essa percepção, as metodologias ativas têm o poder de aumentar a retenção do aprendizado. Elas geram motivação e engajamento de forma descontraída, leve, dinâmica e divertida. Além disso, auxiliam o processo de autoconhecimento, fortalecem a conexão entre as pessoas e facilitam a interação. Essas metodologias contribuem para a construção de ideias, a resolução de problemas e o desenvolvimento da empatia, da comunicação e do trabalho em equipe. Essas competências são, sem dúvida, fundamentais no dia a dia das organizações e fazem uma enorme diferença quando o assunto é Diversidade, Equidade e Inclusão.

E você, como tem trabalhado os temas relacionados a Diversidade, Equidade e Inclusão?

Gostou do artigo? 

Quer saber mais sobre como as metodologias ativas podem promover maior engajamento e aprendizado em treinamentos sobre Diversidade, Equidade e Inclusão? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em falar a respeito.

Luciano Amato
http://www.trainingpeople.com.br/

Confira também: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): A Agenda Global e a Inclusão da Igualdade Étnico-Racial no Brasil

Palavras-chave: metodologias ativas, treinamentos em diversidade, engajamento em treinamentos, equidade e inclusão, aprendizagem colaborativa, como usar metodologias ativas em treinamentos, estratégias para promover diversidade no trabalho, técnicas de aprendizagem para inclusão organizacional, jogos cooperativos para desenvolver empatia no trabalho, treinamento corporativo, Lego Serious Play
Pós-Graduado em Tecnologia Assistiva pela Fundação Santo André/ITS Brasil/Fundação Don Carlo Gnocchi (Itália/Milão). Pós-graduado em Psicologia Organizacional pela UMESP e Graduado em Psicologia pela UNIMARCO. Extensão em Gestão de Diversidade pela PUC (Trabalho final: “O impacto do imaginário dos líderes no processo de diversidade e inclusão nas organizações”), Credenciado em Holomentoring, Coaching e Advice pelo Instituto Holos. Formação em Coaching Profissional pela Crescimentum. Formação em Facilitação Digital pela Crescimentum, Formação em RH e Mindset Ágil pela Crescimentum. Formado como analista DISC Vivência de 30 anos na área de RH, em subsistemas como Recrutamento & Seleção, Treinamento, Qualidade, Avaliação de Desempenho e Segurança do Trabalho. Desempenhou papéis fundamentais em empresas como Di Cicco., Laboratório Delboni Auriemo, Wal Mart, Compugraf, Mestra Segurança do Trabalho.Atualmente é Diretor da TRAINING PEOPLE responsável pela estratégia e coordenação de equipe multidisciplinar especializada em temas como Diversidade, Liderança e Gestão, Vendas, Educação Financeira, Comunicação, Turismo e Segurança do Trabalho. Coach de transição de carreira, desenvolvimento de competências e de líderes e Mentor em Empreendedorismo e Diversidade, Equidade e Inclusão.Presidente e Fundador do Instituto Bússola Jovem, projeto social com foco em jovens de baixa renda que tem por missão transformar vidas através da Educação, Trabalho e Carreira. Colunista das Revista Cloud Coaching. Atua como Mentor no Programa Nós por Elas do Instituto Vasselo Goldoni.Coautor do livro: Segredos do sucesso: da teoria ao topo – histórias de executivos da alta gestão pela Editora Leader e do livro Gestão Humanizada de Pessoas pela Editora Leader. Coordenador e coautor do livro Diversidade em suas dimensões pela Editora Literare Books.
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