Como estão as conversas a respeito da escola com o seu filho? Ele participa dela com amor ou com descaso? A participação dos pais propicia descobertas e promove lindas cores às páginas em branco compartilhadas com o professor. O olhar da família possibilita a aproximação e o atendimento – ambos por parte da gestão escolar – às necessidades que o professor demanda durante a sua permanente capacitação: pessoal, acadêmica e profissional.
Há instituições de ensino que possuem comissões próprias de avaliação. Elas avaliam as partes (ex. disciplinas, professores, laboratórios, biblioteca e secretaria) na procura de um todo que seja ideal e que acompanhe as expectativas/vontades das pessoas envolvidas. Não raro, observo em instituições tradicionais de ensino, a quantidade crescente de questionários deixados em branco. Seria este o caminho para ouvir o que os colaboradores querem?
Observe a frequência que os alunos vão à ouvidoria. Observe também as sugestões de melhoria que eles deixam nos meios eletrônicos da escola. Há mais momentos em branco que coloridos. Vamos ampliar esses comportamentos? O que sente a respeito da pergunta: “Como você quer que seja o seu ambiente de aprendizagem?”. Sugere-se todo um preparo anterior junto à comunicação interna e entre departamentos para equacionar e alinhar as respostas que virão.
O Brasil não escolhe a educação como causa e prioridade, tão pouco há equidade em todo território nacional. Vemos a distância aumentar em relação aos países que escolheram a docência como uma das principais carreiras profissionais. O que fazer? Como Fazer? São perguntas urgentes e amplas, que – infelizmente – são discutidas com o devido valor, fora do alcance daqueles que – por agora – tem as cores para que esta folha não permaneça mais em branco.
A folha em branco na educação nos convida a refletir sobre os prejuízos que o ser humano mal/mau educado é capaz de causar. Eles nos agridem com tamanha violência que podemos enrijecer nossos corações.
Trabalho e torço à educação como prática da liberdade e possibilidade real para que a autenticidade/originalidade de cada pessoa apareça. Nesta direção, a educação ocorre àquele que escolhe e é apoiado por estruturas com múltiplas cores vindas: da família, da escola e do estado.
Participe da Conversa