BPs de RH: Escalando o Desafio da Excelência nos Processos Organizacionais
Nesta árdua jornada, constante e desafiadora das empresas para manterem sua competitividade nos diferentes segmentos e mercados, a produtividade, o ajuste aos custos, a satisfação, o NPS, entre outros elementos, têm sido uma constante.
Mas sabe-se que, quando há uma preparação e estruturação metodológica de etapas fundamentais que possam garantir mais viabilidade a esse alcance, os resultados para atingir essa excelência operacional se tornam mais palpáveis.
E, entendendo isso com maior profundidade, os RHs, com seus BPs, têm contribuído positivamente na estruturação de workshops. Esses eventos promovem ricas discussões e geram engajamento dos participantes e gestores. Além disso, possibilitam a definição de objetivos traçados dentro de um planejamento prévio. Dessa forma, os processos são estudados, pensados e prototipados, transformados em uma experiência real e efetiva, pronta para ser implantada no cotidiano, utilizando procedimentos assimilados e praticados.
No entanto, todo investimento de tempo e recursos exige dedicação e preparação de times. É necessária uma vontade genuína de solucionar a raiz do problema de forma direta e irrestrita. Todas as informações, experiências e conhecimentos gerados poderão oferecer uma versão não apenas localizada, mas também transversal dos pontos de melhoria. Pontos que não podem ser deixados de lado ou desconsiderados, evitando distrações que desviem o foco do que realmente é necessário.
Após esses workshops, as equipes poderão tratar os pontos relevantes em reuniões menores e mais específicas. Essas reuniões, com a presença dos BPs, terão na pauta os itens de análise que ainda estejam pendentes de discussão e endereçamento.
Estamos aqui descrevendo o que já é, possivelmente, uma prática conhecida. No entanto, no pós-workshop, com o objetivo de manter ativos e de modo contínuo os pontos discutidos, as equipes devem utilizar ferramentas que apoiem a evolução permanente e progressiva de toda operacionalização.
Alguns excelentes programas, certificações e metodologias já existentes há anos ainda contribuem muito favoravelmente para o alcance da excelência operacional.
O Ciclo PDCA – que visa à melhoria de processos e à resolução de problemas de forma contínua, baseado nas quatro etapas para o alcance de metas (Planejamento, Execução, Controle e Ação) – exige que as equipes estudem e implantem esses métodos conforme a orientação estratégica.
Já o Lean Manufacturing está voltado à gestão de processos. As certificações Six Sigma (os Belts, que utilizam o caminho metodológico DMAIC – definição, medição, análise, melhoria e controle – do nível estratégico ao tático operacional, seja em uma indústria ou empresa de serviços), aliadas às práticas dos 5S, também são fundamentais.
Outra ferramenta metodológica que permite uma avaliação e melhoria voltada ao desempenho das empresas é o Balanced Scorecard (BSC). Essa metodologia já existe por meio de softwares que acompanham e analisam os principais indicadores conectados com os objetivos traçados pela empresa.
Destaco aqui que toda essa escalada poderá expandir significativamente as operações de uma organização, sempre com o olhar da eficiência sustentável. Mesmo diante de demandas maiores, é essencial contar com processos, estruturas e tecnologias alinhadas e adaptadas que atendam de forma rápida às necessidades da organização. Mas garantindo, como primordial, que as PESSOAS internas estejam adequadamente treinadas e envolvidas para que isso possa acontecer.
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Quer saber mais sobre qual o papel dos BPs de RH na busca pela excelência na gestão dos processos organizacionais? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar a respeito!
Fátima Farias
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