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3 Erros básicos que as Lideranças Cometem ao Construir o Planejamento Estratégico

Muitos líderes cometem estes 3 erros básicos ao construir o planejamento estratégico para o negócio. Descubra como você pode evitá-los, alinhando cultura e comunicação, e criando um plano eficaz para alcançar resultados reais.

Erros básicos que as Lideranças Cometem ao Construir o Planejamento Estratégico

3 Erros básicos que as Lideranças Cometem ao Construir o Planejamento Estratégico

Um planejamento estratégico é um bom guia de direcionais para que de uma forma visual, possamos endereçar objetivamente, onde uma empresa quer chegar em determinado tempo.

Porém, embora, óbvio, muitos líderes cometem erros básicos na hora de construir o seu planejamento, tais como:

  • Não construir um planejamento estratégico;
  • Construir sozinho ou apenas com seus diretos, sem ouvir seu time;
  • Tem como base tarefas e não horizontes estratégicos;
  • Não transformar em metas para as equipes;
  • Não apresentar para os colaboradores;
  • Deixar de avaliar as tendências do mercado e concorrência;
  • Não mapear competências críticas que precisam ser, de fato, desenvolvidas no negócio;
  • Esquecer de mapear cultura organizacional;
  • Metas intangíveis e distantes de se alcançar.

Mas se pudesse conectar estes e outros erros das lideranças em 3 grandes desafios seriam:

1. Não contar com um mediador para construir estes direcionais estratégicos

Você não precisa construir nada sozinho. Para elevar o nível dos resultados, as discussões precisam de novas provocações e metodologias assertivas para um desenho robusto das ações e pilares para se desenvolver. Você pode até construir algo no papel com sua equipe, mas pode perder tração ao não ter alguém que te apoie na execução dos comitês de resultados, indicadores e ajustes de jornada. O dia a dia pode te consumir e aquele plano será esquecido ou os silos organizacionais vão direcionar de acordo com o que acredita ser o melhor para a empresa. Buque por parceiros que o apoiem neste processo.

2. Planejamento e Cultura precisam caminhar juntos

Pessoas são o centro para construir um negócio. Quais as competências críticas precisam ser desenvolvidas para entregar os resultados? Que mudanças a empresa precisa fazer na sua forma de operar, para uma mudança eficaz? Que rituais e processos serão implementados para garantir uma comunicação e alinhamento? Sem considerar os elementos da cultura, esta organização e seus colaboradores não estarão engajados para fazer a diferença.

3. Canais de comunicação frágeis ou inexistentes

Sem comunicação, abre-se espaço para crenças e ideias que as pessoas quiserem sobre o negócio. É preciso transparência, senso de coletividade e colaboração para que os resultados se realizem. Quando os objetivos não são claros, os papéis não são determinados, o senso de pertencimento diminui e ruídos vão impactar as entregas.

Observe como você está em cada um destes pontos e ajuste a rota. Um bom planejamento tem movimento bem como conexão entre as partes. Ele gera um sentido de propósito entre os envolvidos e força para fazer a sua parte, pense nisso.

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Quer saber mais sobre a importância do planejamento estratégico para uma empresa? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar você a filtrar o que realmente importa!

Aline Gomes
alinegomes@alimonada.com.br  
http://www.linkedin.com/in/alinecgomes/

Confira também: Como Construir um Negócio com base na Confiança e Colaboração

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Aline Gomes Author
⚙️ Limonada
Aline Gomes tem mais de 25 anos de experiência em Recursos Humanos, Treinamento, Desenvolvimento e Educação. Atuação em RH Estratégico de Negócios no Brasil e América Latina na Ambev, Philip Morris, Accenture e Bridgestone. É psicóloga, pós-graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão, Liderança e Inovação. Tem 5 certificações em coaching. Foi sócia da Escola Conquer, CEO da Conquer In Company, unidade para empresas de treinamentos corporativos. Hoje fundadora da Limonada (http://www.alimonada.com.br). Um hub de soluções corporativas que oferece treinamentos e consultoria para catalisar mudanças nas pessoas e empresas.
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