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Como ajudar alguém a realizar alguma coisa

Conheça um método simples e bastante interessante para começar a usar melhor o tempo, ser mais resiliente, cumprir com as tarefas do trabalho, parar de fumar ou pagar as dívidas que se acumulam.

O título deste artigo parece coisa de maluco, não é mesmo? Uma forma aparentemente extravagante e exagerada para abordar o resultado do trabalho científico do Dr. Michael Pantalon, americano que publicou o estudo chamado Instant Influence simultaneamente em Londres, Boston e Nova Iorque. Na introdução do texto ele comenta como surgiu a motivação pelo assunto.

Conta ele que, em uma sessão de treinamento de executivos da General Electric, nos Estados Unidos, enfrentou descrença e a postura refratária para uma nova abordagem em lidar com equipes complexas e difíceis. Os executivos tinham seu jeito de ser e a mudança não era bem aceita (eles se mostravam uma equipe complexa e difícil, sem se darem conta disso). Havia a necessidade de rapidamente ganhar a atenção do grupo, porém mesmo tentando durante toda a manhã, eles resistiam a participar. Foi quando entrou em cena o método de Influência Instantânea, que consegue em até sete minutos motivar as pessoas a serem mais participativas em uma sessão.

Tudo teve seu início com uma técnica desenvolvida por William R. Miller e Stephen Rollnick, conhecida como entrevista motivacional (comentário do blog: este será um tema a ser comentado aqui proximamente), mas o Dr. Pantalon foi além e encontrou sua própria maneira de facilitar a aplicação prática. Ele garante que a Influência Instantânea é o único método cientificamente comprovado para motivar as pessoas em sete minutos ou menos. O caminho é levar seu cliente (ou grupo) a agir pelo incentivo a que encontre suas próprias razões para fazer o que se está pedindo.

E como é que tudo isso funciona?

Basta fazer seis perguntas bem simples para a pessoa (digamos, neste ponto, que o Coach fará as seis perguntas a seu cliente). E o método cabe para qualquer tipo de ação, seja parar de fumar, começar a usar melhor o tempo, ser mais resiliente, cumprir com as tarefas do trabalho ou pagar as dívidas que se acumulam. A abordagem é tão interessante, segundo o autor, que ela permite a auto-aplicação para qualquer coisa com que se esteja lutando. Funciona com pessoas que querem mudar e estão ansiosas para começar, bem como com pessoas que pensam que querem mudar, mas temem que não possam, e até mesmo com os que assumem que não querem mudar. O autor afirma, com ênfase, que não importa quem usa a Influência Instantânea, o que vale é que funciona.

O que pode levar as pessoas a mudar suas vidas em circunstâncias críticas? A resposta é simples: são as suas próprias razões. As pessoas costumam agir por conta de sua forma de ver e interpretar, não pelas razões de outra pessoa, segundo o autor. Em caso de alteração de comportamento por causa de algo que alguém falou, isso tende a não se estabelecer como definitivo. O Coach ajudará muito o seu cliente liderando uma conversa sobre o “querer mudar”.

Conforme a metodologia do Dr. Pantalon, eis aqui as seis perguntas-chave:

Pergunta 1: Por que você pode mudar? (Ou para influenciar a si mesmo, por que eu posso mudar?);

Pergunta 2: Quanto você está pronto para mudar (em uma escala de 1 a 10, onde 1 significa ” não estou pronto” e 10 significa “estou totalmente pronto”)?;

Pergunta 3: Por que você não escolheu um número menor? (após definição pelo nível mínimo, refaça a pergunta: “o que é necessário para se transformar esse nível escolhido no nível superior?”);

Pergunta 4: Qual será o resultado positivo que você espera alcançar com esse nível de motivação e engajamento (pergunta para o nível em que o cliente se sentiu mais confortável)?

Pergunta 5: Por que esse resultado que você comentou é tão importante para você?

Pergunta 6: Quando você tiver alcançado esse resultado, qual é o seu próximo passo (ou seja, o que esse resultado vai trazer de ganhos e mudança na sua vida, e o que você fará com isso)?

Pois bem, o autor garante que após 15 anos de muitos estudos e da aplicação do método desde executivos de alto nível até em pessoas comuns, tudo sempre deu certo. E você aí, vai tentar?

Mario Divo Author
Mario Divo possui mais de meio século de atividade profissional ininterrupta. Tem grande experiência em ambientes acadêmicos, empresariais e até mesmo na área pública, seja no Brasil ou no exterior, estando agora dedicado à gestão avançada de negócios e de pessoas. Tem Doutorado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e tem Mestrado, também pela FGV, com foco nas Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. Sócio-Diretor e CEO da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching, desde seu início. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro a ingressar no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
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