fbpx

A ferramenta de Assessment e o violinista

Ferramentas de Assessment devem ser consideradas como um meio, não como um fim. Relatórios de análise de perfil não falam, pensam ou ouvem, são apenas uma fonte adicional para tomada de decisão.

Ferramentas de Assessment devem ser consideradas como um meio, não como um fim, uma vez que relatórios de análise de perfil não falam, nem pensam ou ouvem, são apenas uma fonte de informação adicional para que uma pessoa tome uma decisão, assim como um violino também não toca sozinho.

Há alguns segredos para o bom uso de uma ferramenta de Assessment, um deles é saber exatamente qual a proposta do instrumento, para que ele existe, o que de fato mensura e também o que ele não mede, ou seja, saber aonde ele começa e termina.

Outro segredo é a compreensão de que um gráfico não é uma pessoa, é apenas uma parte e que o resultado, ou entrega de um profissional, é a soma de diversas dimensões.

Algumas dimensões merecem especial atenção, como a educação, maturidade e experiência de vida.

Não é raro encontrar empresas que utilizam ferramentas de Assessment como o único critério de contratação, isso pode ser arriscado, pois uma pessoa pode não ter um perfil exatamente igual ao desejado, mas pode ter outras dimensões da personalidade que podem compensar.

Pode acontecer também de uma pessoa ter um perfil extremamente adequado a um cargo e não possuir uma performance equivalente, em muitos casos em razão de outras dimensões da personalidade não estarem alinhadas às demandas do cargo.

Ferramentas de Assessment ou relatórios de análise de perfil são apenas instrumentos, os quais devem ser utilizados por profissionais capacitados e cientes de que possuem uma rica fonte de informação para tomar decisões que podem inclusive, impactar profundamente a vida de uma pessoa.

Um violino cumpre o seu ideal e torna-se arte apenas através de um músico competente, o mesmo dá-se com uma ferramenta de análise de perfil, a qual cumpre o seu ideal e torna-se música aos ouvidos dos analisados apenas através de profissionais competentes, capacitados e responsáveis.

Alexandre Ribas começou a trabalhar com consultoria e treinamento há mais de 20 anos. Atualmente é presidente da TTI Success Insights Brasil e membro do Advisory Council da TTI Success Insights, nos EUA, empresa presente em mais de 100 países. Possui uma vasta rede de contatos, com consultores e coaches bem-sucedidos, em diversos países. No Brasil, através da TTI Success Insights, atende mais de 200 consultores, coaches, palestrantes, treinadores e head hunters, por ano. Também pratica consultoria, através da sua empresa Venko Consulting, a qual teve início em 2002. Empreendedor desde 1998, atualmente possui cinco empresas em atividade. Sua formação acadêmica passa pela Universidade Mackenzie, UFPR, FIA-USP e Harvard. Também possui diversos cursos de formação em Coaching, PNL e desenvolvimento de pessoas. Foi o primeiro brasileiro a obter a formação completa, em turmas abertas, pela então ASTD, em HPI – Certificate in Human Performance Improvement. Possui três livros publicados, sendo eles “Manual Definitivo DISC”, “DISC – tudo o que você precisa saber, mesmo” e “Manual Definitivo Motivadores”. Escreve artigos desde 1998.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa