fbpx

Novas Tecnologias versus Empregabilidade

Estamos passando por um período de transição em todos os aspectos de nossa vida. Relações de trabalho se alterando, administração se tornando mais horizontal e eficiente, maior influência da tecnologia.

Estamos passando por um período de transição em todos os aspectos de nossa vida. Parece que um novo cenário surge rapidamente no horizonte.

As relações de trabalho estão se alterando, o colaborador já busca o que lhe convém e não mais fica refém de uma colocação que o deixa infeliz dia após dia. Muitas empresas já estão migrando, onde possível, do modelo anacrônico do trabalho concentrado em um único local, para o homework, colaborando para as conveniências de seus funcionários e auxiliando na redução da movimentação viária. Níveis intermediários, e desnecessários, de gestão estão sendo extintos proporcionando uma administração mais horizontal e eficiente, com poder de decisão menos concentrado, porém mais atuante e eficaz.

Nesta mudança de modelo observamos que muitas posições de trabalho estão sendo extintas pela ação do rápido desenvolvimento da tecnologia. A influência da tecnologia na empregabilidade é muito bem discutida no livro Novas Tecnologias versus Empregabilidade de Erik Brynjolfsson e Andrew McAfee, da M.Books, onde os autores mostram como a revolução digital acelera a inovação, desenvolve a produtividade e transforma de modo irreversível os empregos e a economia.

No ambiente organizacional não são muitos os que perceberam este momento histórico de transição e os demais estão deixado passar a excelente oportunidade de alavancar as suas carreiras e surgir preparado para o novo modelo.

Deixando à parte a necessidade de atualização técnica e refinamento dos expertises, salienta aos nossos olhos a necessidade de mudança comportamental para acompanhar o novo modelo.

Os relacionamentos interpessoais e a comunicação têm um enfoque diferenciado, assim como o ato de liderar equipes que agora passa a ser feito, em muitos casos, à distancia, o que faz com que seja necessário incorporar novas competências.

Muitas carreiras devem ser repensadas e cada vez mais torna-se fundamental o auxílio de um Coach que esteja atento a este momento de transição.

Cleyson Dellcorso tem formação em engenharia e filosofia e suas atividades estão relacionadas ao Coaching Profissional e Pessoal, além de atuar com Coaching de Casais. Seus atendimentos têm embasamento em uma metodologia própria com fundamentação filosófico / dialógico. Possui MBA pela UCLA (EUA), com foco em gestão de pessoas, é especialista em liderança pelo Haggai Advanced Leadership Institute (Singapura) e instrutor do mesmo instituto. É professor de liderança e motivação no curso de pós-graduação em gestão de projetos (PMI) do Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada do grupo IBMEC. Atua como Coach desde 2003 e foi um dos primeiros a se especializar no atendimento a Gerentes de Projetos. É diretor do INSTITUTO DE COACHING MAIÊUTICA desde 1999 e tem como área de interesse o estudo das Inteligências – Emocional e Espiritual. Cleyson Dellcorso é casado, tem três filhos e um neto e tem como hobbies – radioamadorismo, velejar e mergulhar.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa