fbpx

O Neurocoaching e a orientação para a ação!

Entenda como a linguagem de neurociência junto aos trabalhos de Coaching pode ampliar as possibilidades na formação de novas habilidades, comportamentos e compreensão de caminhos de vida.

Hoje vou tratar de um estudo realizado nos EUA pelo Dr. Srini Pillay, Master Coach e Professor da Harvard Medical School. O título em tradução livre é longo, porém bastante explicativo dos objetivos do autor: O primeiro passo para a superação dos desafios de transições de carreira: Como uma compreensão da ciência do cérebro pode distinguir a “possibilidade de agir” da “intenção de agir”. Ele é o principal executivo do Neurocoaching Center, uma área que já começa a inspirar iniciativas similares no Brasil.

Esse centro de excelência em pesquisas e formação combina as competências de quem lidera pesquisas sobre o cérebro e as ferramentas do Coaching executivo com a experiência de quem se especializou na recuperação rápida de empresas. Com isso, a expectativa é a de oferecer a linguagem de neurociência nos trabalhos de Coaching, ampliando as possibilidades na formação de novas habilidades, comportamentos e compreensão de caminhos de vida.

Segundo estudos realizados pelo Dr. Pillay, menos de 30% dos funcionários de empresas americanas estão totalmente engajados em seu trabalho. Além disso, sabe-se que existe uma correlação entre o grau de engajamento no trabalho e a capacidade de a empresa reter esse recurso, mas pessoas em fase de transição de carreira muitas vezes enfrentam vários desafios e a transição se torna complicada, muitas vezes sendo mais o “desejo” ou a “esperança” do que uma ação efetiva. No seu trabalho, o Dr. Pillay explora a ciência do cérebro na formação do que ele chama de “compromisso”, que é o primeiro grande desafio na transição de carreira. A seguir, ele explora a diferença entre “possibilidade de agir” com a “intenção de agir”, quando se trata de pessoas que estão amarradas em seus pontos de transição no trabalho.

E como é que esse trabalho de pesquisa se relaciona com o Coaching?

O Coaching é essencialmente um instrumento voltado à criação ou elaboração de um contexto de mudança. O problema é que esse contexto é multifatorial, com muitos aspectos que podem influenciar as relações do Coach com o Coachee. Porém, há um elemento fundamental que está na “linguagem”, e até encontramos situações em que crenças auto-limitantes podem se traduzir em uma linguagem que inibe a ação. Os Coaches podem ajudar os clientes a criar uma nova forma de linguagem, adicionando conceitos oferecidos pela neurociência e aumentado a  possibilidade de uma orientação para a ação.

A analogia é a de uma corrida. Se o desejo do cliente é mudar em algo, executando essa mudança ao sair do ponto A para o ponto B, não basta simplesmente estar na corrida. E não basta também ficar parado no ponto de saída, apenas pronto para correr. Para ativar o cérebro adequadamente, todo o corpo e todos os movimentos devem evidenciar que a pessoa vai correr. Essa é a posição que o autor chama de orientação para a ação. E sempre que se tratar do processo de Coaching, a premissa deve estar ativada e a linguagem é inspiradora para isso.

Finalizando, o Dr. Pillay faz um alerta. Os clientes que estão com um acompanhamento baseado no instrumental do Coaching não passarão simplesmente do desejo ou da declaração de objetivo para a efetiva ação, a menos que sejam convenientemente estimulados. A neurociência diz que a orientação para a ação ativa o córtex frontal esquerdo e, sem isso, não poderá haver compromisso com a decisão, que é a chave do sucesso em todos os casos.

Mario Divo Author
Mario Divo possui mais de meio século de atividade profissional ininterrupta. Tem grande experiência em ambientes acadêmicos, empresariais e até mesmo na área pública, seja no Brasil ou no exterior, estando agora dedicado à gestão avançada de negócios e de pessoas. Tem Doutorado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e tem Mestrado, também pela FGV, com foco nas Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. Sócio-Diretor e CEO da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching, desde seu início. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro a ingressar no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa