A nutrição pode ser uma excelente ferramenta para a manutenção da saúde e/ou obtenção do corpo desejado, pois a prática da alimentação saudável poderá prevenir doenças, além de potencializar as funções orgânicas, auxiliando na promoção da vitalidade e do bem estar.
Atualmente observo em meus atendimentos comportamentos derivados de crenças alimentares altamente limitantes, já instaladas desde a infância, o que prejudica a escolha de alimentos, porém por outro lado ressalto que não existem mais no mercado alimentos “caixa preta”, isto é, sem a descrição/composição dos ingredientes e benefícios, o que garante e promove esclarecimento para a população.
Falando em benefícios, quero abordar um tema, e que atualmente está em alta: Quais benefícios os alimentos poderão trazer para minha vida? E mais do que isso, o imediatismo do benefício é outro critério que está sendo questionado.
Com isso levanto uma bandeira na qual gostaria que você refletisse com carinho: Nutrição não é sinônimo de dietas da moda, e sim escolhas alimentares saudáveis para a vida feliz.
A partir dessa reflexão complemento com uma informação na qual defendo a quase duas décadas: as necessidades nutricionais e os comportamentos alimentares são individuais e poderão auxiliá-lo a praticar a sua alimentação saudável e consciente de forma criteriosa frente as informações que jorram diariamente em todos os veículos de comunicação e que muitas vezes driblamos e tentamos acatar sem questionar o por que e para que?
Obter equilíbrio nutricional é um objetivo que deve ser priorizado, pois temos as recomendações individuais dos macro nutrientes – carboidratos, proteínas e gorduras e nos micro nutrientes – vitaminas e minerais, verso os gastos desses nutrientes, que é resultado dos seus hábitos e comportamentos diários.
Caso tenham interesse em se aprofundar na matéria, segue o link do Guia Alimentar da População Brasileira e procure um profissional nutricionista: CLIQUE AQUI!
Eu reservei junto com a Chef Milena Bello uma receita prática de sobremesa saborosa e com benefícios nutricionais.
Maçã assada com iogurte, canela, mel e granola
Rendimento: 01 porção
Caloria total da receita: 287,11 Kcal
Ingredientes
- 1 maçã – Rodelas finas;
- 1 colher de café de canela em pó;
- Ramos pequenos de tomilho fresco;
- ½ copo de iogurte desnatado;
- ½ xícara de chá de granola – Light/diet;
- ½ colher de sopa de chia/linhaça em grão;
- 1 colher de sopa de mel.
Modo de preparo
- Higienizar corretamente a maçã e o tomilho. Secar;
- Pré aquecer o forno a 180°C;
- Assadeira: Colocar uma folha de papel manteiga ou alumínio;
- Dispor as fatias da maçã na assadeira, sem amontoar. Peneirar por cima a canela, colocar 1 ramo pequeno de tomilho sobre cada fatia e levar para assar por 20 minutos;
- Com as fatias de maçã ainda quente, dispor as fatias em um prato, derramar porções pequenas de iogurte sobre cada uma, salpicar a granola, a chia e regar com 1 fio de mel;
- Servir imediatamente.
Dica da Chef Milena Bello:
Preparação para ser servida quente ou fria. Ideal para tardes mais frias ou para quando bater aquela vontade de comer um doce. Você pode trocar a maçã por outra fruta que seja mais firme: Pera, nectarina, damasco, entre outros. Se não puder com derivados do leite, troque o iogurte desnatado, por um iogurte de soja – Neutro ou com sabor.
Dica da Nutri Daniela Cierro:
A maçã possui alto valor de vitaminas do complexo B, vitamina C e E que são antioxidantes, e potássio. Além disso, contém pectina (um tipo de fibra), fornecendo aproximadamente 10% das necessidades diárias de fibras. O consumo regular da pectina tem se mostrado eficaz no controle da glicemia, auxiliando os portadores de diabetes a manter a boa saúde. O consumo aproximado de duas maçãs pequenas ao dia fornece a dose de pectina necessária. A pectina auxilia também na redução do mau colesterol, pois forma uma barreira de fibra na parede intestinal impedindo a absorção do colesterol e de outras gorduras.
Boa sorte e abraços!
Daniela Cierro
Participe da Conversa