fbpx

Personal BRANDING: O Poder da SINGULARIDADE

Personal Branding é sobre ser quem você é de verdade! Descubra como construir uma marca pessoal que reflete sua essência, seus talentos e sua história, criando uma blindagem poderosa contra a concorrência e atraindo as oportunidades certas.

Personal BRANDING: O Poder da SINGULARIDADE

Personal BRANDING: O Poder da SINGULARIDADE

Branding deveria ser sinônimo de individualidade e genuinidade, as quais se recomenda terem origem no que seria o normal para cada um, não na média das pessoas que são referência para quem observa. Cada de um de nós deveria viver a própria normalidade, não a dos outros ou a que a sociedade nos coloca. Não é escondendo o que lhe faz único que você vai se destacar na multidão, e ser, de fato, valorizado como deveria.

Quanto mais você renunciar à sua individualidade, mais normal você se torna para quem o observa, logo, valerá menos.

A construção da marca pessoal, ou personal branding, pode ser a porta que cada um de nós deve abrir e – também e mais importante – passar por ela, para que cada um possa de fato viver uma vida significativa. Querer ser alguém desalinhado com a sua história, experiências, talentos, resultados e identidade seria como viver em um filme de ficção, que, como todo filme, um dia acaba.

A marca pessoal precisa potencializar, alavancar e escancarar o que está dentro de cada um nós, que não raro apenas cada um sabe, quando sabe. A vitória na carreira profissional acontece na medida e intensidade em que cada um de nós enfrenta os próprios medos e os supera, para estabelecer o seu verdadeiro eu, conquistando o território que lhe pertence.

O branding não deve ser uma louca e descontrolada busca para se adaptar ao que os outros dizem que é o correto e adequado, mas sim um esforço consciente para estabelecer a própria identidade, a mais próxima do seu eu ideal. A sua marca pessoal deve ser o meio de comunicar o seu valor, para que você seja valorizado como deve.

Deixar a própria individualidade para viver a dos outros ou o que você imagina que os outros querem e desejam é ir gradativamente diminuindo a própria luz. Por outro lado, conhecer e abraçar o seu eu, em sua totalidade, para assim encontrar a sua própria normalidade, traçando e implementando uma estratégia para que você deixe de ser o segredo mais bem guardado da sua vida. Esse é o caminho para iluminar o mundo com as suas cores, não as dos outros.

Quanto mais parecido você for com os outros, mais severa será a competição. Quanto mais forte for a sua marca pessoal, mais robusta será sua blindagem com relação à concorrência, e maiores as chances de você estar em um oceano azul, na área de atuação escolhida por você.

Sua marca pessoal deve ser uma extensão natural de quem você é, sua história e experiências (positivas e negativas). Sua marca deve brilhar no palco profissional e estar naturalmente presente nos bastidores da sua vida privada.

As pessoas, ao lhe conhecerem, irão comprar o que percebem, ou o que você projeta, porém lembre-se de que essa pessoa que você está vendendo deve ser você mesmo, não uma ilusão que de longe parece um imponente castelo, mas, quando as pessoas chegam perto, percebem que é de areia, apenas esperando uma onda para desmoronar.

Para alguns, investir na construção da marca pessoal pode ser a oportunidade de se tornarem a pessoa que sempre acreditaram que estava dentro de si, mas que, por diferentes razões, nunca foi revelada ao mundo. Muitos sofrem por saberem que não são percebidos da maneira que sabem que são por dentro, sua real identidade e potencial, ou por não terem ainda chegado à posição ou status profissional que acreditam, de verdade, que deveriam estar e possuir. A ausência de uma marca pessoal alinhada com a própria pessoa pode ser uma relevante fonte de estresse e infelicidade.

A criação de uma marca pessoal vigorosa e congruente com quem é e o que deseja pode representar, para alguns, a licença para exibir um brilho no olhar, mostrando uma pessoa que sente e vê que está na estrada certa, com as pessoas corretas e tendo o reconhecimento e resultados desejados.

Investir na marca pessoal é se levantar da sua confortável poltrona e andar energeticamente, com as próprias pernas. É revelar e lapidar continuamente a si mesmo. Pode ser o divisor de águas na carreira de uma pessoa.

Deve ser a origem de um saudável desconforto que irá impulsioná-lo ao local, cenário e vida que você (já) deveria estar vivendo. Para que você tenha orgulho de si mesmo. Para que você não seja um ser genérico, pois os genéricos são mais baratos e facilmente trocados, por outros genéricos.

A sua marca pessoal pode ser o caminho para que todos os pontos se conectem, de quem você é, sua história e seus sonhos. Ela pode ser o estímulo que fará com que o mundo a sua volta ceda à sua grandeza, deixando sua vida fluir, permitindo que você imponentemente desfile e revele a pessoa que sempre sonhou e acreditava que poderia ser.

Gostou do artigo?

Quer saber mais sobre a relação entre a autenticidade e o sucesso na construção de uma marca pessoal? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em falar a respeito.

Alexandre Ribas
https://www.linkedin.com/in/perfilalexandreribas/

Confira também: Propósito de Vida: Qual é a sua Ítaca?

Palavras-chave: personal branding, branding pessoal, marca pessoal, singularidade, autenticidade, identidade profissional, construir uma marca pessoal autêntica, personal branding e autenticidade, como destacar sua marca pessoal, estratégias de personal branding, importância da marca pessoal
Alexandre Ribas começou a trabalhar com consultoria e treinamento há mais de 20 anos. Atualmente é presidente da TTI Success Insights Brasil e membro do Advisory Council da TTI Success Insights, nos EUA, empresa presente em mais de 100 países. Possui uma vasta rede de contatos, com consultores e coaches bem-sucedidos, em diversos países. No Brasil, através da TTI Success Insights, atende mais de 200 consultores, coaches, palestrantes, treinadores e head hunters, por ano. Também pratica consultoria, através da sua empresa Venko Consulting, a qual teve início em 2002. Empreendedor desde 1998, atualmente possui cinco empresas em atividade. Sua formação acadêmica passa pela Universidade Mackenzie, UFPR, FIA-USP e Harvard. Também possui diversos cursos de formação em Coaching, PNL e desenvolvimento de pessoas. Foi o primeiro brasileiro a obter a formação completa, em turmas abertas, pela então ASTD, em HPI – Certificate in Human Performance Improvement. Possui três livros publicados, sendo eles “Manual Definitivo DISC”, “DISC – tudo o que você precisa saber, mesmo” e “Manual Definitivo Motivadores”. Escreve artigos desde 1998.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa