fbpx

Três Motivos para você se preocupar com a Inteligência Emocional

A Inteligência Emocional é um fator emergente para o sucesso no trabalho e é definido pela capacidade do indivíduo em perceber e gerir as suas emoções e a dos outros. Você precisa investir nela!

Principalmente na área de prestação de serviços, basta um único descuido para que um trabalho que vinha sendo realizado de forma estruturada e satisfatória seja visto com desconfiança.

Embora uma variedade de fatores leve ao sucesso de um negócio, há uma qualidade que se destaca acima das outras – a inteligência emocional.

Investir na Inteligência Emocional é certeza da melhoria em sua operação.

A Inteligência Emocional é um fator emergente para o sucesso no trabalho e é definido pela capacidade do indivíduo em perceber e gerir as suas emoções e a dos outros.

Cada vez mais as empresas estão sentindo a importância desta habilidade e estão considerando o desenvolvimento de seu pessoal para que possam apresentar mais este diferencial competitivo.

A seguir, 3 motivos que justificam a necessidade de aprimorar a Inteligência Emocional nas equipes:

  1. AUTOCONSCIÊNCIA
    Um membro da equipe que tenha uma autoconsciência desenvolvida tem a capacidade de perceber o quanto as emoções que o dominam naquele momento afetam uma situação. Esta é uma habilidade fundamental que permite a qualquer profissional lidar com problemas, atuando em sua raiz, neutralizando ocorrências que podem causar conflitos, mal-entendidos e principalmente criando condições para que a equipe permaneça unida, com consequentes vantagens aos clientes e à empresa.
  2. AUTOGESTÃO
    Se você não consegue identificar as suas próprias emoções, será muito difícil você fazer sua autogestão e ter autocontrole.
    Este comportamento é fundamental não só para os gestores em geral, mas também para os profissionais que têm um plano de carreira bem definido.
    A autogestão das emoções e o autocontrole permitem aos gestores que transmitam confiança à equipe e aos clientes.
  3. CONSCIÊNCIA SOCIAL
    A consciência social permite que o profissional perceba as emoções dos outros e possa conduzir os relacionamentos levando-as em conta, não permitindo que atrapalhem o planejamento estabelecido. Em uma equipe este comportamento é muito importante porque leva à empatia e à cordialidade. Nos negócios, transmite segurança ao cliente e na vida pessoal faz com que, entendendo as emoções (e humor) dos outros, possa conduzir um relacionamento saudável.

Invista no desenvolvimento de sua Inteligência Emocional e observe o quanto seu desempenho será modificado para melhor.

Cleyson Dellcorso tem formação em engenharia e filosofia e suas atividades estão relacionadas ao Coaching Profissional e Pessoal, além de atuar com Coaching de Casais. Seus atendimentos têm embasamento em uma metodologia própria com fundamentação filosófico / dialógico. Possui MBA pela UCLA (EUA), com foco em gestão de pessoas, é especialista em liderança pelo Haggai Advanced Leadership Institute (Singapura) e instrutor do mesmo instituto. É professor de liderança e motivação no curso de pós-graduação em gestão de projetos (PMI) do Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada do grupo IBMEC. Atua como Coach desde 2003 e foi um dos primeiros a se especializar no atendimento a Gerentes de Projetos. É diretor do INSTITUTO DE COACHING MAIÊUTICA desde 1999 e tem como área de interesse o estudo das Inteligências – Emocional e Espiritual. Cleyson Dellcorso é casado, tem três filhos e um neto e tem como hobbies – radioamadorismo, velejar e mergulhar.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa