Vamos ao desafio desta quinzena que é listar as despesas que consomem bastante o seu bolso e você quase nem percebe, por este motivo, são classificadas como “invisíveis”.
Exemplo clássico de despesa invisível são as tarifas bancárias, que são debitadas automaticamente em conta corrente e não nos damos conta no final do mês.
Identificar tais despesas pode parecer um pouco trabalhoso, mas você verá que trará resultados surpreendentes. Ao fim de cada dia (para não esquecer!), relacione quais foram suas despesas especificando o valor e a forma de pagamento. Quanto mais detalhista você for, mais elementos você terá para deixar sua planilha mais completa.
Para você identificar quais despesas precisa reduzir, substituir ou até mesmo cortar, o melhor caminho é detalhá-las em sua planilha de orçamento.
Além de relacionar as despesas principais, aquelas que você lembra sempre (contas de luz, água, condomínio, financiamento do imóvel, do carro etc.), precisam listar as que consomem bastante o seu bolso e você quase nem percebe.
Seja bem detalhista, principalmente no início, pois assim você terá elementos para deixar sua planilha mais completa. Você pode fazer uma estimativa mensal dos seguintes gastos: padaria, supermercado, açougue, feira livre, farmácia, ida ao shopping, gastos no fim de semana, dinheiro que você dá aos filhos, celular, cafezinhos após o almoço, banca de jornal, gastos com seu carro (estacionamento, lavagem, combustível), TV a cabo, telefone fixo, saques que você faz no caixa eletrônico, verificando para onde vai esse dinheiro e em quanto tempo você gasta, tarifas bancárias, etc.
Já havia pensado nisso? E você hoje tem ideia do que gasta mensalmente?
Despesas identificadas, agora é hora de diminuí-las. Nos próximos posts daremos algumas dicas.
Participe da Conversa