
Como usar Inteligência Artificial (IA) no seu negócio? (parte VI)
Nesta série de artigos, estamos explorando como usar os conceitos de inteligência artificial (IA) no seu negócio ou empreendimento. Já abordamos:
- Uma visão geral do processo de adoção de uma ferramenta de IA (leia aqui);
- Os conceitos básicos e as potencialidades da IA, bem como suas aplicações e tendências no mercado (leia aqui);
- As áreas onde a IA pode certamente impactar o seu negócio (leia aqui);
- O processo de definição de metas claras (leia aqui);
- Como montar uma equipe especializada (leia aqui).
Vamos, então, à sexta parte desta série:
Mãos à Obra, sua IA em Uso
Como vimos nos artigos anteriores desta série, conhecer a tecnologia de IA e seus benefícios, identificar as áreas de impacto no seu negócio, determinar metas claras para os processos modificados com o uso de IA e montar uma equipe especializada são os passos essenciais para o sucesso da sua jornada, mas como colocar tudo isso em prática?
Os grandes benefícios da adoção da IA nos processos, como, por exemplo, aumento da satisfação do cliente, ganhos de produtividade e redução de custos podem nos deixar tentados a iniciar um grandioso projeto de implantação dessa tecnologia em larga escala no nosso negócio. Mas essa estratégia, é geralmente arriscada, pois toda alteração que fazemos nos nossos processos podem trazer alguns efeitos não previstos, que por estarmos trabalhando em grande escala podem inviabilizar a continuidade do projeto.
Portanto, a estratégia de começar pequeno e fazer a implantação por meio de um projeto piloto com escopo e objetivos bem definidos tem maiores chances de sucesso. Você conseguirá concentrar os esforços da equipe em um problema inicial, terá maior agilidade para resolver os contratempos e dificuldades que encontrar e uma maior rapidez na obtenção de algum resultado, que servirá de incentivo para os novos passos e para expansão da digitalização no seu negócio.
O processo de digitalização e implantação de IA guia a empresa rumo a um estado futuro mais produtivo, porém exige um movimento, uma mudança.
Como garantir que esta mudança ocorrerá e produzirá os resultados almejados?
“A implementação da mudança não é regida por uma regra básica que pode ser aplicada a todos os casos. Entretanto, etapas essenciais compõem um processo que, se efetivado corretamente, aumentará as chances de as mudanças serem incorporadas com sucesso à organização” (SILVA, 2003).
Portanto, fomentar a utilização da IA e eliminar ou evitar que as barreiras ao processo de mudança se manifestem é uma atitude altamente recomendada. Deve-se lembrar também que uma nova iniciativa não é implantada por si só em uma empresa, portanto é necessário um grande esforço organizado e planejado para sua realização, que seja capaz de comunicar, iniciar ações, controlar e monitorar os resultados atingidos.
Segundo Kotter (1997), quatro características são fundamentais para que uma ação de mudança atinja seus objetivos: poder de posição, especialização, credibilidade e liderança; e somente desta forma ela mobilizará a grande massa de colaboradores e poderá usufruir do poder desta equipe rumo ao sucesso.
Outra estratégia importante é a determinação de conquistas de curto prazo e atos de apoio ao projeto de implantação. Não é possível viver apenas de promessas. É necessário colher os frutos para a subsistência e preparar as colheitas futuras. Assim também deve ser o processo de mudança, repleto de conquistas de curto prazo que ajudem a justificar os recursos investidos e garantam o afluxo dos meios para as necessidades futuras.
Também é necessário que os resultados obtidos sejam consolidados e inseridos na cultura e nas práticas da empresa, para que não sejam perdidas ou esquecidas.
Mudanças em uma organização podem ser anuladas, mesmo depois de anos de esforços se os novos métodos não forem estabelecidos firmemente nas normas e valores de grupo. O processo de mudança estará efetivamente solidificado depois que as ações das pessoas tiverem sido alteradas com sucesso” (SILVA, 2003).
Vamos começar a digitalização do seu negócio?
Não fique fora de dessa evolução!
Gostou do artigo?
Quer saber por que o projeto piloto é o caminho mais seguro e eficiente para implantar a Inteligência Artificial (IA) no seu negócio? Então, me chame no WhatsApp (12) 99605-1999. Terei o maior prazer em ajudar!
Até o próximo artigo!
Um abraço.
Marcelo Farhat
https://www.meetnetwork.net
https://www.linkedin.com/in/araujomf/
Fontes: 1. KOTTER, John P. Liderando Mudanças. Tradução: Follow-up Traduções e Assessoria de Informática. 10ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997. 188p. 2. SILVA, G. M., Implementação de Mudança: Uma aplicação de um sistema de medição de desempenho – SMD, dissertação de mestrado, UFMG, Belo Horizonte, 2003. 3. ARAUJO, M. F., Desenvolvimento organizacional com auxílio do desdobramento da função qualidade (QFD), dissertação de mestrado, ITA, São José dos Campos, 2007.
Confira também:
Como usar Inteligência Artificial (IA) no seu negócio? (parte I)
Como usar Inteligência Artificial (IA) no seu negócio? (parte II)
Como usar Inteligência Artificial (IA) no seu negócio? (parte III)
Como usar Inteligência Artificial (IA) no seu negócio? (parte IV)
Como usar Inteligência Artificial (IA) no seu negócio? (parte V)
Participe da Conversa