fbpx

Como Gerir as Nossas Emoções e Seus Desafios (parte I)

Gerir as emoções pode ser desafiador, mas é possível. Entenda os sinais da dependência emocional, as crenças que te sabotam e como desenvolver autoconhecimento para tomar decisões mais livres, conscientes e alinhadas com o que você merece.

Como Gerir as Nossas Emoções e Seus Desafios (parte I)

Como Gerir as Nossas Emoções e Seus Desafios (parte I)

Sabemos que não é uma tarefa tão fácil, assim manejar as nossas emoções, apesar de ser possível. O autoconhecimento te leva para esse lugar, mas requer esforço.

Posso falar isso das minhas próprias experiências, principalmente na questão de relacionamentos. Por isso me tornei uma Mentora.

Por vezes, insistimos, e sabemos, que determinada companhia não é salutar, que te derrota e não te valoriza, mas por medo de solidão e dependência financeira, ficamos. Hoje quero falar da dependência emocional ou também chamada de codependência.

É indispensável que se procure ajuda de um profissional para se livrar dessa submissão que acarreta em tristeza e baixa autoestima.

Pensar que estar com alguém irá curar o seu vazio interno é um grande equívoco.

A dependência emocional é um transtorno (há controvérsias se é transtorno) que precisa de cuidados. A Meditação, a Yoga e o Mindfulness colaboraram efetivamente, e claro, a ajuda de um especialista, se for possível.

Conversar com pessoas de confiança é uma possibilidade de começar a pensar em outras perspectivas.

Outro ponto é rever suas crenças, que podem te limitar e te sabotar. Você as carrega provavelmente desde a sua infância e acredita que são coladas a sua vida. Não e não! Livre-se delas. Mas, você precisa reconhecê-las e transformá-las. Acredite, você pode! Essa conversa com amigos e familiares pode te ajudar.

Comece a analisar sua vida, faça sua lista, o que você tem feito para satisfazer suas necessidades, por exemplo. Será que você precisa sempre de autorização para fazer o que gosta? Você consegue tomar decisões sem pedir permissão? Como anda seu círculo de amizades? E com a família?

Você consegue expressar a forma como se sente, do que gosta, do que não quer fazer? Ou você concorda com tudo que as outras pessoas falam, mesmo com opinião oposta?

Será que você se sente inferior às outras pessoas? Consegue assumir responsabilidades? Quer agradar o tempo todo?

Leia sobre o assunto com autores sérios e pesquisas consolidadas para te orientar o melhor caminho para reconhecer que precisa de apoio.

Todos nós queremos ser amados, é natural das relações humanas, mas que não seja a qualquer preço esse amor. E que você esteja saudável para quando isso acontecer!

Cuide da sua ansiedade (já falamos aqui que o Brasil é o país mais ansioso do mundo!), da sua apreensão do futuro, isso gera angústia em relação ao momento presente que você deixa de vivenciar. E sofre. E não custa nada lembrar que a angústia proporciona mau humor, insegurança e te bloqueia para outras atividades prazerosas, como apenas contemplar um dia lindo.

Agora me diga, você sabe identificar a emoção que está sentindo agora? Não se desespere, muitas pessoas desconhecem as suas emoções e os sentimentos que elas proporcionam.

Vamos conversar muito sobre isso, sobre a nossa capacidade de compreensão das nossas emoções, da resposta do nosso comportamento e dos nossos estímulos e como refletem no nosso corpo, na prática.

E por fim, anote, anote tudo em seu caderno matinal (já falamos sobre isso aqui também em outro artigo) e releia semanalmente para identificar o seu padrão de comportamento.

“Não é o que nos acontece, mas como reagimos ao que nos acontece que faz a diferença” (Viktor Frankl)


Gostou do artigo?

Quer saber mais sobre como gerir suas emoções, superar os desafios da dependência emocional e fazer escolhas mais conscientes e alinhadas com o que você merece? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em falar a respeito.

Até lá!

Márcia Rosa
https://www.marciarosaconsultoria.com.br

Confira também: Os Nossos Lugares: O Impacto da Inversão de Papéis na Família

Palavras-chave: como gerir as emoções, dependência emocional, autoconhecimento e emoções, identificar emoções e sentimentos, desafios emocionais, como lidar com a dependência emocional, impacto das emoções nas escolhas, autoconhecimento para transformar relações, caderno matinal para autoconhecimento emocional
Márcia Rosa Author
Márcia Rosa, fundadora da Márcia Rosa Consultoria, gestora de conflitos, mediadora judicial e extrajudicial, advogada colaborativa, especialista em pequenos negócios e empresas familiares, negociadora por Havard, mentora de relacionamento e comunicação, consteladora e outras formas de práticas integrativas e complementares, coordenadora e professora de cursos de pós-graduação LATO SENSU e colaboradora do projeto de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro denominado Corpo & Mente em parceria com o Hospital Universitário para atendimento aos pacientes psiquiátricos encaminhados para exercícios terapêuticos, Autora de obras e artigos.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa