A necessidade de aprimoramento técnico dos profissionais é inquestionável, seja ele realizado através de treinamentos fornecidos pelas empresas ou desenvolvido através de pesquisas próprias, o que atualmente são muito facilitadas com o uso da Internet.
Hoje temos fácil acesso à informação de forma que todos devem buscar um aprimoramento constante se quiserem fazer a diferença no mercado, porém não se esquecendo de que a distinção entre o profissional excelente e o comum está no comportamento que é a pedra de toque de qualquer carreira.
Se você pretende fazer a diferença e acrescentar um diferencial competitivo à sua carreira, reflita nestes itens:
- Existem comportamentos que vão adquirindo status essenciais nos relacionamentos profissionais e entre eles podemos citar: ética, prudência, coragem, justiça, compaixão, humildade, fidelidade, gratidão, comunicação, criatividade e inovação.
Caso em sua reflexão tenha percebido a falta de algum deles em sua conduta, seria bom investir um tempo em adquiri-los, talvez pedindo a ajuda de um profissional especializado que tanto pode ser alguém do RH da sua empresa quanto um Coach externo. Os serviços de Coaching têm uma ótima relação custo benefício e não têm um custo alto; - Está na hora de reaprender com sua criança interior, isto é, aquela criança eterna que existe dentro de você e que sempre é curiosa e quer se descobrir. Esta criança precisa renascer e estar presente para que haja desenvolvimento pessoal com alegria;
- Se existem três palavras essenciais para seu sucesso profissional, certamente elas serão: planejamento, planejamento e planejamento. O conceito de “deixa a vida me levar” só funcionou para o Zeca Pagodinho que para chegar ao sucesso necessitou de muito planejamento associado a uma vontade firme em atingir seus objetivos. Você já planejou onde estará daqui a 2, 5 ou 10 anos? Você coordena sua vida ou deixa que o vento das circunstâncias o leve daqui para lá, como uma folha de papel? Qual o caminho que você traçou para você?
- Frequentemente faça uma análise crítica de como você é visto pelos outros. Analise seu comportamento, sua postura profissional, como você se veste, como você fala e quais os seus assuntos prediletos. Verifique se você é visto como um colaborador comprometido com a empresa e se ela pode contar com você nos momentos mais difíceis. A recíproca será verdadeira se você cuidar de todas as suas excelências;
- Liderar é saber influenciar pessoas para que um objetivo seja atingido. Você sabe liderar? O cenário que o século XXI nos apresenta é a de extrema necessidade de líderes para que conduzam as mudanças que surgem numa velocidade muito grande. Você terá alta empregabilidade se tiver as habilidades essenciais de liderança;
- Você é parte de um time. Olhe ao seu redor e observe: Você joga no mesmo time que seus companheiros? Vocês todos têm um objetivo comum? Você é o jogador mais importante e o responsável pelas vitórias de seu time? Ou, você é chamado apenas para completar o quadro? Qual a importância da qualidade de seu jogo para o sucesso do grupo?
O que se observa é que o mercado está carente de bons profissionais. Nunca tivemos no país tantas vagas em aberto e tão poucos profissionais realmente qualificados para ocupá-las.
O profissional que procura constantemente se adequar às necessidades do dia a dia terá uma alta empregabilidade o que em última análise é a capacidade de ter sua carreira protegida dos riscos inerentes ao mercado. Para o excelente profissional as portas estão sempre abertas sem a necessidade de espalhar currículos ou perambular por consultorias de recolocação, pois o mercado bate à sua porta.
Se você julga que seus estudos terminaram quando recebeu seu diploma certamente está longe da realidade. A Internet está repleta de cursos de boa qualidade que podem ser feitos a distância e o que é melhor, muitos são gratuitos.
Talvez você os encontre em outros idiomas, mas o mínimo que se espera de um bom profissional é que tenha razoáveis conhecimentos de uma segunda língua, lembrando que também existem cursos gratuitos de idiomas na WEB. Veja bem: não existem desculpas que justifiquem a falta de aprimoramento.
Quanto mais você busca suas excelências e planeja a sua carreira mais as suas necessidades são supridas e o tão almejado reconhecimento profissional se faz presente.
Afinal ser reconhecido é o que você merece.
Participe da Conversa