Nas organizações, após a admissão, já é pressuposto que tenhamos suficiente capacitação intelectual e técnica. Cabe ao profissional desenvolver as suas qualidades pessoais, como iniciativa, empatia, capacidade de adaptação e persuasão. Não importa o trabalho, são estas habilidades que resultam no sucesso da carreira.
Hoje em dia não se compete mais apenas por meio de produtos, mas também pela maneira como a empresa usa seu pessoal.
Se você observar as empresas bem sucedidas encontrará um forte embasamento da Inteligência Emocional em seus gestores.
Será que está faltando Inteligência Emocional em você? Responda a estas perguntas:
- Você é uma pessoa acessível, ou só sabe das coisas quando já é tarde demais?
- Você ou seus liderados são resistentes às mudanças?
- A sua equipe apresenta alta rotatividade de pessoal?
- Você e sua equipe abordam diretamente os problemas das pessoas ou preferem não confrontá-las?
- A sua equipe é criativa ou tem medo de cometer erros?
Se apenas uma das respostas acima tenha sido um SIM, eu sugiro que você invista algum tempo no desenvolvimento de sua Inteligência Emocional.
Para desenvolver a sua Inteligência Emocional, siga as dicas de Peter Salovey, professor em Yale:
- Conheça as suas emoções. Desenvolva a sua autoconsciência e a capacidade de reconhecer os sentimentos enquanto as situações ocorrem. Desenvolva o hábito de monitorar os seus sentimentos a cada momento;
- Administre suas emoções. Melhore a sua capacidade de lidar com os sentimentos para se recuperar rapidamente dos insucessos ou dissabores encontrados pelo caminho;
- Aprenda a se motivar. Utilize as suas emoções a seu favor a fim de alcançar os objetivos traçados. Tenha autocontrole e autodisciplina, deixando de lado a impulsividade;
- Desenvolva a sua capacidade de empatia. Aprenda a ouvir. Identifique os sentimentos das pessoas;
- Gerencie seus relacionamentos. Procure manter a sua reação de forma adequada em relação aos sentimentos dos outros.
Leve sempre em consideração que você é constantemente avaliado e observado, para possíveis promoções e/ou prêmios e esta avaliação leva em conta, principalmente, como você encara novos desafios, situações de estresse, empatia e relacionamentos interpessoais.
Muitas empresas estão avaliando no processo de seleção as competências gerais dos candidatos, não só técnicas quanto emocionais, portanto, não deixe de procurar ajuda de um profissional experiente para auxiliar você a desenvolver a sua Inteligência Emocional e colocar os degraus que faltam para que você suba profissionalmente.
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