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Os atributos ideais de um Coach (parte I de III)

Maturidade, autoconfiança, capacidade de transmitir energia positiva e assertividade. Conheça de forma detalhada três dos nove atributos fundamentais do Coach e porque eles são importantes no processo!

A postagem anterior abordou o que são as principais áreas de conhecimento necessárias ao excelente desenvolvimento profissional do Coach. Elas são: “Psicologia”, “Business”, “Organização” e “Coaching”, valendo relembrar que ninguém consegue ser igualmente preparado e eficaz em todas elas.  Especificamente, quanto ao “Coaching”, os estudiosos apontam nove atributos, divididos entre o que é essencial (básico) e o que é desejável (avançado). Neste primeiro de três artigos específicos, vamos detalhar três atributos em cada postagem, começando hoje por (1) maturidade e autoconfiança; (2) capacidade de transmitir energia positiva, e; (3) a assertividade.

O atributo maturidade e autoconfiança requer, basicamente, que o Coach se mostre confortável na relação com o cliente. Demonstrar maturidade significará, no aspecto técnico, evidenciar experiência pessoal e profissional que pode contribuir com as expectativas do Coachee. Mostrar autoconfiança, resumidamente, dará liberdade ao profissional para colocar em desafio as próprias habilidades e perspectivas. O Coach, mesmo quando autoconfiante, precisa ser humilde, com a consciência de que o sucesso surge a partir dos esforços coletivos e não apenas do seu. E será excelente se, além disso que chamamos de básico, o Coach tiver a habilidade de sempre construir a sensação de conforto para o cliente de seus serviços, mesmo tendo que usar de coragem em situações inesperadas ou mesmo quando os caminhos fogem do senso comum e avançam por terrenos perigosos e arriscados.

O segundo atributo do Coach, de que trataremos hoje, é a capacidade de transmitir energia positiva. O verdadeiro e dedicado profissional deve ter energia, otimismo, bom humor e entusiasmo. Mais do que isso, precisa incutir a “esperança” como parceira do trabalho. O profissional experiente e autoconfiante saberá administrar as próprias emoções e é absolutamente resiliente. Tem a habilidade de estimular o pensamento criativo para o cliente viabilizar novas possibilidades para atingir o objetivo.

O terceiro atributo de que trataremos hoje é a assertividade. Como um ponto fundamental, ser assertivo é saber estabelecer limites e até dizer “não” de forma adequada ao contexto do trabalho. É saber enfrentar o cliente sempre que este não estiver seguindo os compromissos assumidos e abordar, sem receio e educadamente, questões difíceis ou sensíveis. Porém, o Coach precisa ir além disso ao desenvolver a capacidade de pesquisa, construindo uma base de conhecimento que lhe permita debater teorias e eventuais procedimentos metodológicos, até com outros Coaches experientes.

Na semana passada, fiz o desafio para que cada leitor construisse sua Roda de Atributos e verificasse como anda o seu conjunto de atributos colocado à disposição dos clientes. Certamente, não se vai usar deste espaço para comparações, pois o que cada Coach precisa é adequar o equilíbrio entre os seus nove atributos. Na próxima semana, a segunda parte da matéria irá abordar a sensibilidade interpessoal, a abertura ao diálogo e flexibilidade, e, ainda, a orientação ao objetivo do cliente.

Mario Divo Author
Mario Divo possui mais de meio século de atividade profissional ininterrupta. Tem grande experiência em ambientes acadêmicos, empresariais e até mesmo na área pública, seja no Brasil ou no exterior, estando agora dedicado à gestão avançada de negócios e de pessoas. Tem Doutorado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e tem Mestrado, também pela FGV, com foco nas Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. Sócio-Diretor e CEO da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching, desde seu início. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro a ingressar no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
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