“Coaching é o processo que tem como objetivo liberar o potencial de uma pessoa para maximizar sua performance, ajudá-la a aprender em vez de ensiná-la.”
(Timothy Gallwey)
Esta definição deixa claro que as respostas para as nossas questões pessoais e profissionais estão dentro de nós. Basta, apenas, encontrar os caminhos certos para cada questão.
A executiva procura os serviços de Coaching a fim de desenvolver alguma competência para melhorar seu desempenho e consequente satisfação no trabalho, ao mudar de função devido à promoção e transferência ou adaptar-se a novos gestores.
Há situações diárias que envolvem o aspecto emocional das executivas e faz com que haja também uma busca por coaching.
- Apresentam dificuldades em trabalhar relacionamentos;
- Precisam desenvolver a habilidade de ouvir seus liderados;
- Prejudicam-se ao perder a calma em situações de tensão;
- Esperam que toda equipe esteja igualmente motivada;
- Querem administrar melhor o tempo, uma vez que suas responsabilidades vão desde casa, filhos, alimentação, estudo, trabalho…;
- Sentem-se estressadas por autocobrança;
- E muito mais…
Pare um pouco a leitura e reflita:
Como está a sua liderança, a sua influência e como você se autolidera?
Como está a sua autoestima, a sua autoconfiança e o seu autodomínio?
“Era início da noite.
O por do sol já tinha acontecido.
Eu, na cozinha, sozinha e o telefone toca.
Palavras, perguntas.
Primeiro suaves.
Silêncio…
Ouço o tilintar de novo.
Agora, a voz expressa raiva, rancor e vingança.
Eu sou afetada.
Não era nada comigo.
Servi de instrumento para o desabafo!”
Muitas vezes precisamos de ajuda! Muitas vezes é necessário delegar funções! Outras, buscar a capacidade de promover as transformações necessárias para alcançar o seu propósito! Ser resiliente! Compreender as mudanças e estar preparada para novos desafios. Confiar em si e gerenciar pressões.
Hoje, tanto na vida pessoal como na profissional é muito valorizada a inteligência emocional. E é possível conquistá-la! Uma das ferramentas utilizadas atualmente para este fim é o Coaching. Para potencializar o processo de Coaching uso o eneagrama das personalidades uma vez que trabalha também com questões emocionais.
Um dos pontos em comum da Inteligência Emocional e o Eneagrama é a empatia. E é este colocar-se no lugar do outro, entendendo-o que fará toda a diferença na sua forma de agir e liderar.
A Inteligência Emocional pode ser desenvolvida ao perceber as próprias emoções, conhecendo-se a si própria; as emoções dos outros, construindo relacionamentos interpessoais saudáveis e sabendo agir sob pressão.
Características como: autoconhecimento, autocontrole, automotivação, empatia e sociabilidade são de grande importância na formação emocional das pessoas.
Em relação às suas emoções, como você se apresenta:
- Expressa sentimentos?
- Avalia a intensidade das emoções?
- Consegue compreender quando é raiva reprimida?
- Sente paz interior, bem estar e uma sensação de plenitude?
- Tem consciência de quem é, do que sente e do que faz?
- Controla os seus impulsos?
- Está aberta às novas ideias?
- É otimista?
Reconhece e respeita as emoções dos outros?
As pessoas que têm inteligência emocional são mais seguras e tomam decisões certas com mais facilidade, contribuindo para o próprio bem estar, da organização e da comunidade.
Que este artigo desperte em você o desejo da busca por emoções positivas!
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Abraços e até a próxima!
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