Querido leitor, em minha opinião a Autorrealização Profissional é um processo longo e contínuo. O ser humano é naturalmente insatisfeito, quanto mais se conquista, mais se almeja…
A escolha profissional é um momento de introspecção, descobertas, dúvidas, angústias e muita agitação para os Jovens, fora a pressão por parte da família e da sociedade, que cobram mesmo que inconscientemente uma sequência dos estudos!
Sem perceberem os pais depositam seus sonhos no futuro de seus filhos e algumas vezes chegam até influenciar nas decisões de que profissão escolher, qual universidade cursar, querendo continuar decidindo por eles… Sinceramente este é um processo natural, apesar de não ser adequado, pois a decisão e a responsabilidade de que carreira seguir é do Jovem e não de seus Pais, eles podem e devem auxiliá-los, mas não decidir por eles.
Escolher um futuro para sua vida é muito angustiante quando se é adolescente, dúvidas, ansiedades, realidades e sonhos é um verdadeiro turbilhão de emoções e pensamentos.
Ele se pergunta: Qual será o meu projeto de vida? Quando começar arquitetar este projeto? É realmente necessário planejar ou será que posso apenas seguir a minha intuição na hora do pré-vestibular? Em minha opinião é preciso haver um equilíbrio nem tão rígido com tantos planejamentos que geram ansiedade, e também nem tão alienado deixando esta decisão para o último ano do ensino médio!
Aprendemos naturalmente a buscar o desenvolvimento em áreas que gostamos, utilizando habilidades específicas que temos e que vamos aprimorando com o passar do tempo.
Quanto maior o autoconhecimento, mais fácil de tomar decisões conscientes.
Se conhecer, conseguir identificar o que gosta e o que não gosta, ou o que tem facilidade e dificuldade, associar seus valores e crenças a sua missão de vida, equilibrar seus sonhos e necessidades com a sua realidade, não é um processo que é decidido da noite para o dia, requer esforço e dedicação e muitas vezes o auxílio de um profissional!
Através do processo de Coaching de Carreira é possível obter excelentes resultados, desde a escolha consciente da sua carreira até o plano de desenvolvimento e acompanhamento dos resultados.
Não existem “fórmulas mágicas” para determinar qual profissão é mais adequada para a sua autorrealização profissional. Ela é construída gradativamente ao longo dos anos e dependerá de outros fatores além da sua escolha profissional.
Cada ser humano é único e cada um encara este desafio de forma diferente. O importante é ter consciência de que as escolhas são necessárias e contínuas, porém, se você estiver preparado, na hora certa terá mais segurança para começar e recomeçar quantas vezes for necessário a sua carreira.
O importante é estar feliz com os resultados alcançados e se sentir realizado!
Deixe seu comentário abaixo, eu ficarei muito feliz em saber a sua opinião!
Um grande abraço,
Graziela Heusser Azeredo
Participe da Conversa