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Os 4 passos para um excelente relacionamento pessoal e profissional

O sucesso nos negócios não está na capacidade técnica das pessoas, mas na forma como se relacionam e se comunicam. É preciso enxergar além das aparências e respeitar os pontos de vista de outras pessoas!

Neste artigo vou compartilhar os quatro passos importantes para uma comunicação eficaz e um relacionamento satisfatório com clientes, liderados, diretores, presidentes e empresários.

O fundamento do sucesso nos negócios de uma maneira geral não está na capacidade técnica das pessoas e sim na forma como se relacionam e se comunicam. Enxergar além das aparências e respeitar os pontos de vista de outras pessoas abrem portas e janelas, como dizem!

É preciso ver as situações diárias a partir de perspectivas diferentes. Em PNL essas perspectivas são chamadas de posições perceptuais. No mapa mental acima defino as quatro posições perceptuais tomando como base o texto de Andrea Lages e Joseph O’Connor.

Na primeira posição você conhece a sua realidade, suas crenças, sentimentos, opiniões, interesses, preocupações, valores e limites. Chega-se ao autoconhecimento através da auto observação.

Você pensa no que é importante para você, no que quer atingir! Você usa os seus sentidos (como vê, sente, percebe e age) para interpretar uma situação específica.

Na segunda posição você tem o interesse de compreender o ponto de vista do outro. Sai da posição egóica. Seria como se visse, ouvisse e sentisse como a outra pessoa. Seria se colocar no lugar dela, saber de suas necessidades, anseios, crenças e valores.

Nesta posição você quer saber como o outro percebe uma mesma situação ou como percebe os seus comportamentos.

A segunda posição leva à empatia e ao rapport.

“A capacidade de se colocar no lugar do outro é uma das funções mais importantes da inteligência. Demonstra o grau de maturidade do ser humano.”
(Augusto Cury)

Na terceira posição você vê o relacionamento mais objetivamente sob uma maneira isolada, fora da sua visão e da do cliente. É você e a outra pessoa no ponto de vista de um observador fora da situação.

Para exemplificar: Como terceira pessoa, observador, você é capaz de ver, ouvir e sentir a outra pessoa e você mesma. E assim, poder sugerir soluções e dar feedback sem o envolvimento de suas emoções.

A quarta posição é o ponto de vista partindo do sistema no qual está o outro (família, empresa, comunidade, etc.). Dá a possibilidade da pessoa assistir a interação de uma forma muito mais distanciada (como o sistema vê a situação).

As quatro posições são importantes; o objetivo é poder estar em uma ou outra posição consciente ou inconscientemente. A intersecção das posições é muito valorizada para não ficarmos egoístas na primeira posição, nem voltados tanto para o interesse dos outros na segunda e tampouco absortos como observadores. Transitarmos pelas posições nos dá sabedoria para respeitar o diverso e com isso termos interações mais justas, respeitosas e amenas.

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Se tiver alguma dúvida, escreva-me suely@coachingparaexecutivas.com

Abraços e até a próxima!

Suely Novoa Author
Coach com certificação internacional pelo Behavioral Coaching Institute e International Coaching Council e pela Sociedade Brasileira de Coaching. Coach de Carreira e Talentos certificada pela Organização Internacional Cóndor Blanco. Especialista em Eneagrama e PNL pelo Instituto Self de Psicologia. Pedagoga com pós graduação em Recursos Humanos atuou como diretora pedagógica e administrativa no Colégio Pentágono –S.P. e como mantenedora do Colégio Borba Gato – SP. Como Coach de Carreira e Talentos auxilia executivos a desenvolverem competências e terem mais realização e satisfação no trabalho. Ministra cursos e dá palestras com foco nas suas especialidades. É também articulista do portal administradores.com.br. Coautora do livro Coaching na Prática, editora França, 2012 e do livro “Coaching Para Alta Performance e Excelência na Vida Pessoal”, editora Ser Mais, 2014. Autora do livro “Coaching Para Mulheres Executivas- O Poder da Transformação”, 2016.
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