Neste artigo vou compartilhar os quatro passos importantes para uma comunicação eficaz e um relacionamento satisfatório com clientes, liderados, diretores, presidentes e empresários.
O fundamento do sucesso nos negócios de uma maneira geral não está na capacidade técnica das pessoas e sim na forma como se relacionam e se comunicam. Enxergar além das aparências e respeitar os pontos de vista de outras pessoas abrem portas e janelas, como dizem!
É preciso ver as situações diárias a partir de perspectivas diferentes. Em PNL essas perspectivas são chamadas de posições perceptuais. No mapa mental acima defino as quatro posições perceptuais tomando como base o texto de Andrea Lages e Joseph O’Connor.
Na primeira posição você conhece a sua realidade, suas crenças, sentimentos, opiniões, interesses, preocupações, valores e limites. Chega-se ao autoconhecimento através da auto observação.
Você pensa no que é importante para você, no que quer atingir! Você usa os seus sentidos (como vê, sente, percebe e age) para interpretar uma situação específica.
Na segunda posição você tem o interesse de compreender o ponto de vista do outro. Sai da posição egóica. Seria como se visse, ouvisse e sentisse como a outra pessoa. Seria se colocar no lugar dela, saber de suas necessidades, anseios, crenças e valores.
Nesta posição você quer saber como o outro percebe uma mesma situação ou como percebe os seus comportamentos.
A segunda posição leva à empatia e ao rapport.
“A capacidade de se colocar no lugar do outro é uma das funções mais importantes da inteligência. Demonstra o grau de maturidade do ser humano.”
(Augusto Cury)
Na terceira posição você vê o relacionamento mais objetivamente sob uma maneira isolada, fora da sua visão e da do cliente. É você e a outra pessoa no ponto de vista de um observador fora da situação.
Para exemplificar: Como terceira pessoa, observador, você é capaz de ver, ouvir e sentir a outra pessoa e você mesma. E assim, poder sugerir soluções e dar feedback sem o envolvimento de suas emoções.
A quarta posição é o ponto de vista partindo do sistema no qual está o outro (família, empresa, comunidade, etc.). Dá a possibilidade da pessoa assistir a interação de uma forma muito mais distanciada (como o sistema vê a situação).
As quatro posições são importantes; o objetivo é poder estar em uma ou outra posição consciente ou inconscientemente. A intersecção das posições é muito valorizada para não ficarmos egoístas na primeira posição, nem voltados tanto para o interesse dos outros na segunda e tampouco absortos como observadores. Transitarmos pelas posições nos dá sabedoria para respeitar o diverso e com isso termos interações mais justas, respeitosas e amenas.
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