Meus amigos, aqui no Espaço do Coach o objetivo é sempre o de contribuir para que a atividade de Coaching seja valorizada e os profissionais possam ampliar o conjunto de informações disponíveis, seja pela leitura de pesquisas interessantes, de estudos recentes e curiosos, ou mesmo por sugestões que possam agregar conhecimento (e com foco nas práticas de sucesso). Hoje, decidi comentar sobre o Curso de Coaching oferecido no site Cloud Educação amp; etc. e desenvolvido pelo Grupo IPED, uma das melhores opções de sistemas de educação do mundo, com mais de um milhão de alunos no Brasil. Será que esse curso vale a pena?
O curso é online e tem uma estrutura programada para 80 horas de aula, divididas em quatro etapas. Na primeira etapa, são bem definidos os termos utilizados em Coaching, bem como são detalhados os objetivos e as áreas de atuação. Numa segunda etapa, o curso mostra a aplicação prática do Coaching e as técnicas necessárias para que o profissional (Coach) alcance os resultados esperados. A terceira etapa desenvolverá um tema essencial, que é a relação do Coaching com a inteligência emocional e a psicologia positiva. Na última etapa, são analisadas algumas características fundamentais como liderança, tomada de decisão e modelos de aplicação do processo.
Tenho certeza que muitos dos leitores que fizeram sua formação de Coach, em outras instituições, receberam informações como essas que foram acima relacionadas. Mas será que está tudo bem claro e fácil de ser aplicado? Ou seria interessante uma reciclagem? Que tal experimentarem o curso sem sair de casa?
Certamente, não podemos trazer para esta postagem o conteúdo todo do curso de Coaching (até pelo respeito aos direitos autorais), mas vamos extrapolar um pouco a liberdade para comentar um dos tópicos que considero bastante relevante. Desse curso, especialmente para vocês, quero abordar algo que está no coração do processo de Coaching, no fortalecimento do trabalho conjunto entre Coach e Coachee e, vale acrescentar, na essência da busca dos resultados esperados: o feedback. Sempre tenha bem determinada qual será a sua busca, os caminhos e decisões para chegar lá, e não deixe de avaliar o que funcionou ou o que deu errado. Não se trata de punir ou premiar, mas de compilar criticamente informações que serão muito úteis, em vários momentos futuros da sua atuação como Coach.
Se você é alguém que pretende ampliar a sua competência ou mesmo fazer uma atualização em Coaching (conceitual e prática), acredito que este curso possa contribuir com esse seu interesse. Inclusive, para quem pretende desenvolver trabalho voluntário em apoio a pessoas que necessitam de algum tipo de recuperação (com reinserção social), vale a pena considerar o curso de Coaching do IPED como opção. Mas deixo claro que, para aqueles que pretendem se desenvolver na carreira como Coach, esse curso sozinho não basta e será necessário ampliar a competência com outros tipos mais avançados de formação e técnicas.
Porém, se o seu foco está em entender o Coaching para ganhar segurança na contratação de um profissional, para si ou para a empresa, vale a pena usar essas 80 horas com dedicação. Além disso, como a valorização profissional está em alta, você será estimulado a agregar novos conhecimentos com outros cursos, em diferentes áreas de interesse. Mais do que isso, você será desafiado a pensar em seu futuro em termos de qualificação, e essa reflexão é associada a esta figura bem provocativa:
Pois bem, eu quis fazer essa avaliação e dar orientações específicas sobre o curso de Coaching, que é a nossa área de trabalho direto. Porém se a sua necessidade profissional apontar para algum outro tipo de conteúdo, conheça mais sobre o programa de cursos pelo link Cloud Educação amp; etc. E entre as possibilidades ali disponíveis, há muita coisa interessante… e grátis. Por agora, muito sucesso na sua escolha!
Participe da Conversa