Retomando a sequência de artigos onde são explicados os fatores que podem afetar diretamente a Economia Brasileira, é necessário entender a relação existente entre a produção industrial e o nível de emprego.
O aumento da produção industrial demonstra um crescimento na demanda, pessoas consumindo mais e postos de trabalho sendo gerados. Para que a economia possa crescer de forma sustentável e sem inflação são necessários novos investimentos por parte das indústrias e do Governo.
Tomando como base o cenário atual, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou pesquisa feita pela Sondagem Industrial que apontou uma queda na produção industrial no mês de agosto. Além disso, redução do emprego, aumento da ociosidade e estoques indesejados também foram apontados.
No que tange à questão do emprego, as empresas preveem uma redução do quadro de pessoal nos próximos seis meses. O aumento dos estoques indesejados está muito alto e a expectativa de exportações também é negativa.
Tais indicadores nos levam a considerar um momento de cautela, onde o melhor a fazer é manter nossas posições (ativos, investimentos e emprego!) e aguardar o início de 2015, onde um novo cenário Político Econômico terá início, independente de quem vença as eleições.
No próximo post falaremos sobre Contas Externas.
Até o próximo encontro!
Participe da Conversa