fbpx

Autogestão

Acompanhando pesquisas mundiais sobre megatendências para os próximos 15/20 anos é possível notar para onde caminham as ameaças e as oportunidades que impactarão a vida e o cenário de trabalho.

Acompanhando algumas pesquisas mundiais sobre megatendências para os próximos 15 a 20 anos é possível notar para onde caminham as ameaças e as oportunidades que impactarão a vida e o cenário de trabalho.

Destaco temas apontados pela consultoria KPMG no estudo “O Estado Futuro 2030: As Megatendências Globais que Moldam os Governos”. Por exemplo: mudanças demográficas, ascensão das classes sociais, inclusão tecnológica, economias interligadas, habilidade dos governos em manter a dívida sob controle e encontrar novos meios de prestar serviços, alterações no poder econômico das nações e escassez de recursos.

Vale a pena levantar os temas em sites de busca e aprofundar na leitura para se ter ideia do cenário macro. A autogestão e o planejamento da sua carreira deve incluir essa percepção de para onde o mundo caminha. A partir desse ponto, reduza um pouco esses parâmetros e pense no Brasil. Pesquise.

Agora, analise seu Estado e sua cidade. Quais empresas e negócios estão crescendo, quais profissionais estão sendo mais exigidos, quais são os projetos em pauta no setor em que você atua ou deseja atuar. É possível obter essas informações junto a federações de indústrias, sindicatos, câmaras de comércio, revistas econômicas e até em redes sociais.

Finalmente, a última peça desse cenário inclui você. Quais são seus pontos positivos, em que você se destaca, quais são suas áreas de interesse, quais são os seus projetos de vida e de carreira e de que maneira esses itens podem cruzar com alguma das megatendências. Quais são os cursos interessantes, as pessoas de destaque nessas áreas, o que elas dizem e o que poderão agregar à sua formação nos próximos dez anos?

Essas diretrizes o ajudarão a planejar onde investir, quanto tempo para adquirir as competências necessárias, com quem conversar. Fazer parte de grupos de discussões e colaborar nas redes sociais também será de grande ajuda. Não se faz nada sozinho: você notará que essas atitudes também estão alinhadas com a tendência de os negócios serem conduzidos, cada vez mais, virtualmente. Dez anos passam rápido.

Adriana Gomes é Mestre em Psicologia – UNIMARCO, pós-graduada em Psicologia Clínica, Psicóloga, (CRP 30.133), Coach certificada pela Lambent do Brasil e reconhecida pela ICC – International Coaching Community. Carreira de 25 anos nas áreas organizacional e clínica (Psicoterapia, Orientação de Carreira). Ex-vice-presidente do Grupo Catho, empresa onde atuou como Headhunter, Executive Search e Outplacement atendendo empresas nacionais e multinacionais de grande porte. Coordenadora Acadêmica da área de Pessoas dos Cursos de Pós Graduação da ESPM, Coordenadora do Centro de Carreiras da ESPM – Centro de Orientação de carreira para alunos dos cursos Master e MBA, Coordenadora do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM, Professora no curso de pós-graduação da ESPM na Cadeira de Pessoas. Atuou como Professora do Instituto Pieron de Psicologia Aplicada no curso de Especialização em Orientação Profissional. Membro da ABOP – Associação Brasileira de Orientadores Profissionais. Autora dos Livros: Tô Perdido! Mudança e Gestão da Carreira editora Qualitymark – 2014 e Mudança de Carreira e Transformação da Identidade LCTE 2008. Atualmente colunista do Jornal folha de S.Paulo na seção Negócios e Carreiras, Colunista de Carreira da Rádio Bandeirantes – Coluna Carreira em Foco, foi colunista e colaboradora no portal EXAME.com, Blogueira dos sites HSM e Click Carreira, palestrante e Diretora do site www.vidaecarreira.com.br.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa