Como tudo que é relacionado à tecnologia, o recente assunto “processo seletivo e redes sociais” já é um velho assunto debatido na hora de recrutar pessoas.
Segundo pesquisa da Jobvite de 2013, 94% das empresas usam ou planejam usar as redes sociais para recrutar talentos. Além disso, 78% dos recrutadores afirmam já ter contratado pelas redes sociais, portanto parta do ponto de que seu “Eu Digital” está muito mais exposto do que você pode demonstrar numa entrevista ou dinâmica.
Sim, os recrutadores pesquisarão seu nome no Google, e suas redes sociais serão verificadas, mas tome cuidado com discursos que apenas recomendam excluir informações ou restringir contatos.
Você já deve ter assistido ou lido algum artigo sobre este assunto, e muitas vezes a dica é omitir eventos do seu dia a dia, manter o LinkedIn atualizado profissionalmente e o Facebook bem longe do trabalho, apenas para diversão e interações pessoais, entretanto é importante entender que o Eu Digital é representado por todo o conjunto de resultados ligados a você.
Como proposto no artigo anterior, busque seu nome no Google, tente enxergar suas redes sociais em terceira pessoa e tente entender qual é a mensagem que está transmitindo. O seu posicionamento está coerente com os seus reais valores?
Compreenda que é um comportamento normal do ser humano reagir com medo a situações que ele não domina completamente. Foi assim quando começaram a ser instalados os primeiros telefones nas empresas com cadeados para que os funcionários não perdessem tempo de trabalho. Imagine você agora num escritório que funcione sem telefone.
Nos últimos tempos, vivemos uma explosão na velocidade da transformação da tecnologia, porém a estrutura humana continuou a mesma e é preciso tempo para assimilar tantas novidades e enquadrar as ações nos novos moldes. A tecnologia deve sempre ser utilizada a favor do Ser Humano.
Conheça a fundo seu Eu Digital e abuse de todas as ferramentas disponíveis. Ao invés de temer as redes, tome as rédeas de todo o conteúdo que representa VOCÊ no mundo digital e se posicione.
Deixamos a seguinte indagação: Quem você acha que seria contratado entre um candidato ativo e engajado com os projetos que ele realmente acredita, e um outro candidato simplesmente correto em seu LinkedIn? Apenas você é responsável pela mensagem que transmite!
Bom senso é uma virtude que você deve levar do mundo físico para o mundo digital. Tem hora e local para falar sobre determinados assuntos, ou se comportar de certa maneira, mas mantenha a verdade congruente em todas as suas redes.
Quando “um homem, advogado, flamenguista e viciado em tecnologia” entra em seu escritório, num bar, ou numa igreja, ele continua a ser em todos os ambientes “um homem, advogado, flamenguista e viciado em tecnologia”.
A primeira coisa a se fazer é ter claro pra você mesmo seus valores, metas e objetivos. Tenha essas informações por escrito. Planeje seu futuro, construa uma mensagem congruente com o que deseja transmitir e por último se mantenha ativo!
*Dedicar 30 minutos diários para manter seu Eu Digital ativo lhe proporcionará resultados acelerados e de grande alcance.
Nunca deixe de ser você mesmo e de fazer o que acredita. Não se “maquie” ou esconda seu “verdadeiro Eu” para conseguir um bom emprego, isso pode colocar você em um cargo ou empresa que o faça infeliz.
Se posicionar pode ajudar muito no encontro de partes compatíveis: empresa e colaborador; cliente e consumidor; empreendedor e parceiro; artista e fã; e assim por diante! *Saiba mais sobre posicionamento no último artigo.
Grandes líderes costumam ter personalidade, posicionamento e saber onde querem chegar.
Realize seus sonhos!
Participe da Conversa