Criatividade, ousadia e determinação, são algumas virtudes de pessoas empreendedoras, porém, reclamar do governo, do mercado atual, não lhe permitirá seguir em frente!
Escuto muitos empresários lamentando a crise, o grande ponto é como se manter diante da crise!
Em minha opinião mesmo diante das dificuldades, sempre haverá opções.
Esses dias li uma frase que dizia “O Sucesso não é a ausência de problemas, é seguir em frente mesmo com todas as dificuldades, medos e inseguranças”. Achei muito pertinente, pois particularmente eu acredito muito, que é possível transformar desafios em oportunidades, eu faço isso diariamente!
Ir à luta, analisar os resultados, rever as estratégias, avaliar o cenário, as oportunidades e desafios, fazem parte do momento econômico no qual vivemos.
Jogo de cintura e o comprometimento com seus objetivos são um dos pontos importantes para driblar qualquer desafio. Não é um processo fácil, mas também não é impossível.
Outro ponto importante nesta caminhada é administrar seus sentimentos, pensamentos e ações. Emoções mal administradas podem sabotar suas ações e seus sonhos. Não permita que os desafios abalem sua essência. Quanto mais se trabalha o autoconhecimento, o controle emocional e mental, mais tranquilo você fica diante dos desafios.
Quanto você investiu em sua empresa? Quanto você investiu em você?
Aí fica se perguntando após um alto investimento, o que fazer diante de tantos desafios? Acredite mais no seu potencial empreendedor, seja criativo, inove, renove, pequenas mudanças já lhe trarão resultados diferentes.
Para mudar é preciso estar comprometido, saber muito bem o que quer e o que não quer, reflita o que lhe custará tais mudanças e quais serão os resultados esperados. Avalie os custos e benefícios, após a análise, aja com firmeza e determinação. Escute sua intuição e, se necessário, no meio do caminho rever suas estratégias, não desanime, saiba que faz parte da caminhada.
As adversidades servem para aprendizado e evolução. Foque nas soluções e não nos problemas. Isto não significa fingir que eles não existem, o que eu quero dizer é que precisamos gastar mais energia e tempo tentando solucionar os problemas do que lamentá-los.
Você pode escolher ficar lamentando a vida, o mercado, as dificuldades ou sacodir a poeira e seguir se desafiando todos os dias.
Escolha um foco uma direção a ser seguida e vá sem medo, utilize todas as suas habilidades e competências para driblar os desafios e encontrar novas oportunidades.
Canalize suas energias para o que você deseja, inspire outras pessoas a sonharem com você e participarem dos resultados, faça novas parcerias, cative seus clientes, prospecte mais…
Não existe uma fórmula mágica para o sucesso, cada organização é única, autêntica em seus valores, crenças e objetivos. Invista no que você acredita ser o melhor para você e para sua empresa!
Um grande abraço,
Graziela Heusser Azeredo.
Participe da Conversa