Você deve estar se perguntando, mas, o que inclusão de pessoas com deficiência tem a ver com atendimento ao cliente? Eu lhe afirmo que tem tudo a ver, pois, excelência no atendimento é acolher seus clientes sem distinção e tornar a sua experiência memorável, de forma a propiciar seu retorno e fidelização. Veremos neste artigo que pessoas com deficiência são cada vez mais clientes em potencial.
Para atender este público é preciso atentar a questões importantes como a acessibilidade do local e colaboradores treinados para atender suas particularidades. Um ambiente acessível com rampas ou elevadores que propiciem a circulação de pessoas com deficiência física em todo estabelecimento, balcões rebaixados, pelo menos em uma parte, para cadeirantes e pessoas com nanismo, gôndolas com espaçamento que permita a circulação de cadeiras de rodas, colaboradores com conhecimento em Libras – Língua brasileira de sinais para se comunicarem com surdos, treinados para conduzir cegos e se comunicar com pessoas com deficiência intelectual, sites com acessibilidade digital, estacionamento, quando houver, com garantia de EXCLUSIVIDADE para pessoas com deficiência são alguns pontos que o empreendedor deve atentar para atender este público.
Alguns podem dizer que não vale a pena o investimento, pois, a demanda é baixa. Como ouvi outro dia ao orientar uma pessoa da necessidade de colocar uma rampa em seu estabelecimento e obtive como resposta que não era necessário, pois, não tinha clientes cadeirantes. Ora o pensamento deve ser inverso, pois, provavelmente não tem clientes cadeirantes por não ter rampa ou a acessibilidade necessária.
Se mesmo assim não lhe convenci vamos aos números:
Segundo o CENSO de 2010 o Brasil tem 190.755.799 de habitantes, destes 23,5%, ou seja, 45.606.048 milhões tem alguma deficiência. Deste número, 58,29% (26.583.765) são pessoas com deficiência visual, 21,62% (9.860.028) são pessoas com deficiência motora, 15,83% (7.219.437) são pessoas com deficiência auditiva e 4,26% (1.942.818) são pessoas com deficiência intelectual.
Outro dado relevante é que no Brasil, por mês, 10.000 pessoas adquirem alguma deficiência, os principais motivos são acidentes de carro e violência urbana, e ainda tem o grupo de idosos e lesões temporárias que também usufruem da acessibilidade do ambiente.
Lembre-se que para atingir a excelência é imprescindível estar preparado para atender qualquer potencial cliente. As pessoas com deficiência estão cada vez mais participativas na sociedade e merecem ser atendidas, primeiramente por uma questão de dignidade do ser humano, mas, se seu pensamento é somente voltado para resultados os números demonstram que este é um mercado em plena expansão.
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