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Como diferenciar significado e propósito?

As expressões “Significado” e “Propósito” têm sido frequentemente utilizadas, mas será que alguma vez você parou para pensar exatamente o que elas significam, e se são iguais ou diferentes?

Hoje eu vou me reportar a um estudo muito interessante desenvolvido por Login George e Crystal Park, em 2013 (Are meaning and purpose distinct? An examination of correlates and predictors – The Journal of Positive Psychology, Vol. 8, No. 5, 365-375). As expressões “significado” e “propósito” são frequentes em processos de Coaching, mas será que alguma vez você parou para pensar exatamente o que elas significam, e se são iguais ou diferentes?

Tendo também por base a análise do estudo, elaborada pelo Institute of Coaching, a conclusão é que os estudiosos e os profissionais têm tratado os dois conceitos como idênticos, porém ainda que relacionados, eles são distintos. O estudo empírico foi realizado com uma população de sobreviventes de câncer, a partir de auto relatos de “significado” e “propósito”. A pesquisa contou com 1.600 pessoas entre 18 e 55 anos, diagnosticadas com a doença até três anos antes, em dois períodos distintos (250 e 167 respostas validadas, respectivamente).

O conceito de “significado”, segundo os autores, tem a ver com “aquilo que faz sentido para a vida de alguém”, ou seja, está em esse alguém interpretar e refletir sobre suas experiências anteriores, para avaliar em que nível sua vida vem atendendo as expectativas pessoais. “Propósito”, por outro lado, refere-se “às metas e direção futura pretendida na vida”. Resumindo, “significado” implica em avaliar a realidade atual a partir do passado e “propósito” diz respeito à motivação e ao planejamento individual para as ações futuras.

Os principais critérios de análise para o estudo incluiram otimismo ou pessimismo, religiosidade, espiritualidade e apoio social, entre outros.  “Significado” foi muito mais associado com questões de religiosidade e espiritualidade, enquanto “propósito” foi mais vinculado ao apoio e otimismo (e negativamente relacionada ao pessimismo) social percebido. “Significado” e “propósito” também foram relacionados a diferentes resultados de bem-estar.

Tanto o “significado” como o “propósito” foram relacionados à satisfação com a vida e, também, apresentaram relatos mais elevados de emoção positiva e baixos de emoção negativa. Uma grande contribuição do estudo é que diferentes crenças contribuem com a sensação da pessoa para o “significado” (religiosidade, espiritualidade) e o “propósito” (apoio social, otimismo). Interessante é perceber que tanto o “significado” como o “propósito” apontaram para sentimentos positivos, embora com sensíveis diferenças na sua explicação.

Considerando que o estudo concluiu que “significado” se refere a um sentimento de compreensão, validação e percepção daquilo que faz sentido na vida, enquanto que “propósito” refere-se ao olhar do indivíduo quanto a metas, direção e entusiasmo em relação ao futuro, eles mostam-se conceitos distintos e terão diferentes impactos em relação ao bem-estar do cliente. Assim, é fundamental que o profissional de uma intervenção saiba adequadamente tratar essas diferenças, pois a comunicação ineficaz pode gerar um desastre.

“Significado” e “propósito”, sem dúvida, aparecerão em meio às conversas entre um profissional e o seu cliente. Pense bem em como é possível aplicar essas sutis diferenças para ampliar as possibilidades de sucesso em sua prática. Nas futuras sessões, planeje como será possível utilizar “significado” e “propósito”, com os conceitos corretos, para ajudar o cliente a obter novos insights sobre suas próprias crenças e comportamento. Boa sorte!

Mario Divo Author
Mario Divo possui mais de meio século de atividade profissional ininterrupta. Tem grande experiência em ambientes acadêmicos, empresariais e até mesmo na área pública, seja no Brasil ou no exterior, estando agora dedicado à gestão avançada de negócios e de pessoas. Tem Doutorado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e tem Mestrado, também pela FGV, com foco nas Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. Sócio-Diretor e CEO da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching, desde seu início. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro a ingressar no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
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